Poderes esperam que Bolsonaro lidere vacinação

Brasília, 22 de março – A cúpula do Congresso e do Judiciário esperam que o presidente Jair Bolsonaro concorde em se engajar em uma coordenação nacional de medidas duras contra a pandemia, assumindo o protagonismo em defesa da vacinação em massa. É o que reportam fontes que ouvimos sobre as articulações por um pacto nacional contra a Covid-19.
Os líderes dos três poderes se reúnem na quarta-feira
Bolsonaro deve receber na quarta-feira os chefes do Judiciário e do Legislativo para discutir o assunto, uma ideia que teve origem no Parlamento. Uma coordenação nacional seria uma porta de saída para o conflito do presidente, até aqui, com governadores, sem que pareça ter sido derrotado. A roupagem do acerto seria a de “superar diferenças para a frente” e dar ao combate à pandemia um caráter técnico e racional.
Dentro de um comitê assim também pode ser possível que as ponderações do presidente Bolsonaro sobre as restrições adotadas pelos estados e municípios sejam consideradas fora dos marcos de disputas políticas e ideológicas acima.
Ala ideológica ainda influencia Bolsonaro
Chegar a esse entendimento provavelmente impediria que o presidente continuasse a perder pontos nas pesquisas. Contudo, ainda existe razoável influência da chamada ala ideológica sobre o presidente. Bolsonaro não está seguro de que terá apoio de uma aliança de centro-direita para tentar a reeleição.
Mas, a possibilidade de construir uma coordenação nesses moldes já o coloca mais perto do pragmatismo necessário, e cobrado pelo Centrão, para pensar em união em 2022. Todos sabem que o presidente tem suas posições, mas esperam dele um comportamento definitivo de estadista quanto à pandemia.
Como disse o ex-presidente Michel Temer em entrevista exclusiva à TC Rádio, a predisposição de Bolsonaro contra a vacina pode estar criando mais empecilhos para a retomada da economia e da confiança.
Por outro lado, faz sentido também que, como disse Temer, “se o presidente tivesse assumido o combate à pandemia no início, visitando estados, se transformaria em um herói nacional”.
Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Lucia Boldrini e Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / TC Mover
Leia também
XP e Santander iniciam Jalles (JALL3) com compra e veem papel descontado
Mercado estima inflação mais alta, mesmo com aumento da Selic
Lira turca tomba, azeda mercados e deve respingar no Brasil; Powell no radar: Espresso