TC Mover
Mover

Possível convocação do Congresso aponta clima favorável a medidas emergenciais, diz fonte

Postado por: TC Mover em 07/01/2021 às 13:59

Brasília, 7 de janeiro – A iniciativa do senador Alessandro Vieira de recolher assinaturas para convocar uma sessão extraordinária do Congresso, tendo como pauta um novo estado de calamidade pública, auxílio emergencial e o processo de imunização nacional contra a Covid-19, pode dar em nada, mas aponta o crescimento do clima político favorável à continuidade de medidas emergenciais, disse à TC Mover uma fonte que acompanha o assunto.

A ideia de que pode prejudicar o desempenho de juros, câmbio e aumentar preocupação com a sustentabilidade da dívida neste início de ano, segundo a fonte, cheira à ação coordenada. O senador Vieira é do Cidadania, partido que integra o bloco de partidos de centro e esquerda que apoiam Baleia Rossi como sucessor de Rodrigo Maia, com apoio deste, para a presidência da Câmara.

Proposta de sessão extraordinária do Congresso foi defendida por Baleia Rossi

A prorrogação do benefício ou ampliação do Bolsa Família, um compromisso que assumiu com a esquerda para se tornar favorito na disputa pelo comando da Câmara, assim como esta mesma proposta de uma sessão extraordinária do Congresso para votar “medidas urgentes”, foi defendida por Rossi ontem, no lançamento oficial de seu nome.

O deputado chegou a dizer que a pandemia não acabou e que conversou com Maia para convocar os deputados e articular senadores. Em diversas declarações, contudo, Maia negou qualquer possibilidade de concordar com as propostas, mas chegou a pautar a medida provisória do auxílio, a pedido da oposição, em dezembro.

O Congresso pode ser convocado extraordinariamente por requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas Legislativas em caso de urgência ou interesse público relevante, porém terá que obter a aprovação da maioria absoluta, isto é, de 41 senadores e 257 deputados, para acontecer.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Kariny Leal e Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais