Privatização dos Correios avança no Senado; Bittar é relator - TC
TC Mover
Mover

Privatização dos Correios avança no Senado e Marcio Bittar será relator

Postado por: TC Mover em 14/09/2021 às 20:06
Privatização dos Correios avança

Brasília, 14 de setembro – O senador Marcio Bittar, do MDB, foi escolhido para elaborar o parecer do projeto que autoriza a privatização dos Correios na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, segundo o presidente do colegiado, Otto Alencar, nesta terça-feira, 14.

A proposta permite a privatização do serviço postal, com exceção do que a Constituição prevê como monopólio do governo, que poderá ser objeto de concessão. Ela também remete a regulação do setor à Agência Nacional de Telecomunicações.

Bittar pretende apresentar plano de trabalho da privatização dos Correios na semana que vem

Bittar disse que pretende apresentar um plano de trabalho na próxima semana, incluindo a realização de duas audiências públicas com debatedores contra e a favor do projeto, conforme reportagem da Agência Senado. O congressista foi também relator da Proposta de Emenda Constitucional Emergencial e do Orçamento de 2021.

Em entrevista ao UOL publicada em 28 de agosto, a secretária especial do Ministério da Economia responsável pelo Programa de Parcerias de Investimentos, Martha Seillier, falou que os Correios serão vendidos por um valor simbólico.

Poder Executivo planeja realizar o leilão até abril de 2022

“É claro que é uma empresa muito grande e a tendência é a gente ir para o leilão. Se tiver muita concorrência, haverá um ágio e a gente vai acabar tendo um valor relevante na venda. Mas esse não é o foco”, afirmou Seillier. O Poder Executivo planeja realizar o leilão entre março e abril de 2022.

A definição do relator da privatização dos Correios coincide com o esfriamento da crise entre os Poderes, após o presidente Jair Bolsonaro divulgar sua “Declaração à Nação” na semana passada. O Senado atualmente é a Casa do Congresso mais resistente às pautas de interesse do governo.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Gabriela Guedes e Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins / Mover


Leia também

Ibovespa vira para queda, com exterior e bancos

Especial: Debate sobre combustíveis ajuda clima político

Cinematográfico, iPhone 13 é mais durável e ‘divertido’, diz diretor-presidente da Apple

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais