TC Mover
Mover

Reforma Administrativa avança na Câmara e cronograma é aprovado

Postado por: TC Mover em 22/04/2021 às 17:35
Reforma Administrativa

Brasília, 22 de abril – A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, CCJ, aprovou nesta quinta-feira, 22, o cronograma de debates e audiências públicas da Reforma Administrativa, que começarão na próxima segunda-feira, 26, e terminarão no dia 14 de maio. A decisão foi consensual.


Alerta do relator da Reforma Administrativa pesou para aprovação do cronograma

Antes, houve um impasse entre a maioria governista e a oposição, que ameaçou ampliar os prazos de tramitação da matéria no colegiado. A CCJ analisa apenas a admissibilidade do projeto, ou seja, se ele contraria ou não a Constituição.

Segundo uma fonte ouvida pela TC Mover e que acompanha as articulações, pesou o alerta do relator da Reforma Administrativa na CCJ, deputado Darci de Matos, de que, sem consenso com a oposição, poderia ser aprovado até mesmo o encurtamento do cronograma.

Em entrevista exclusiva à TC Mover na semana passada, o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros, disse que a reforma, junto com a Tributária, são “uma vontade do Parlamento e da sociedade”, e por isso tem certeza que ambas serão votadas pela Casa.


Ministro Paulo Guedes será convidado para falar sobre o projeto

O calendário aprovado prevê debate sobre a Reforma Administrativa com o secretário especial de Desburocratização do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, na próxima segunda-feira. Já na quinta-feira, 29, serão ouvidos o ex-secretário da pasta, Paulo Uebel, e o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, também será convidado para falar sobre o projeto, mas a data será decidida na semana que vem. Os partidos devem apresentar sugestões de nomes de especialistas até amanhã.

Perto das 17h35, o dólar futuro recuava 2,09% a R$5,453. Os juros futuros, DIs, enxugavam em até 21,50 pontos-base, enquanto o Ibovespa fechou em queda de 0,58% a 119,3 mil pontos.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Bárbara Leite e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Joe Biden propõe aumentar imposto sobre ganhos de capital de mais ricos

Gol anuncia compromisso com balanço zero de carbono em 2050

Jair Bolsonaro diz concordar com metas ambiciosas para combater mudanças climáticas

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais