TC Mover
Mover

Reforma Tributária se limitará ao CBS, diz Marcelo Ramos

Postado por: TC Mover em 11/05/2021 às 17:48
Reforma Tributária terá apenas CBS, segundo Marcelo Ramos

Brasília, 11 de maio – A Reforma Tributária deve se resumir, em 2021, ao Projeto de Lei 3.887/2020, que unifica o PIS e o Cofins para criar a Contribuição de Bens e Serviços, CBS, apresentado pelo governo federal, disse o vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos, com exclusividade à TC Mover.


Fases da Reforma Tributária com novos impostos devem ficar para depois das eleições de 2022

O PL 3.887 representa a primeira das quatro fases em que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, quer fatiar a reforma. A fase dois, que trata do Imposto Seletivo e do Imposto sobre Produtos Industrializados, deve ficar para 2022, enquanto as demais podem ficar para depois das eleições gerais. Até porque, a última delas trata da criação de impostos, assunto delicado para antes do processo eleitoral.

“Não vejo ambiente para aprovação de qualquer uma das PECs”, disse Marcelo Ramos, aliado de primeira hora de Arthur Lira e um dos artífices da derrubada do relator da Reforma Tributária na comissão mista temporária, deputado Aguinaldo Ribeiro, ao tuitar, ainda durante a leitura do parecer, que o presidente da Câmara havia extinguido o colegiado.


Deputado Luis Miranda disse que Arthur Lira prometeu relatoria para ele

As Propostas de Emenda à Constituição, PECs, às quais Marcelo Ramos se refere são as 45, 110 e 128, todas de 2019. O autor da última, o deputado Luis Miranda, deve ser agraciado com a relatoria da reforma baseada no PL 3.887.

Na semana passada, Marcelo Ramos convocou uma coletiva no Salão Verde da Casa para anunciar, logo após a dissolução da comissão da Reforma Tributária, a formação do Pacto Tributário. Ele chamou Luis Miranda para participar do anúncio.

Luis Miranda garante que Arthur Lira prometeu a ele a relatoria da Reforma Tributária durante a campanha para a eleição da presidência da Câmara. O pleito terminou com a vitória do deputado em 1 de fevereiro.

Texto: Simone Kafruni
Edição: Machado da Costa, Karine Sena e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Palantir passa a aceitar Bitcoin como meio de pagamento

Confiança dos pequenos negócios cresce após cinco quedas

XP vê ações da Bemobi (BMOB3) descontadas

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais