Mover

Rejeição a Bolsonaro supera aprovação pela primeira vez, mostra pesquisa XP/Ipespe

Postado por: TC Mover em 24/05/2019 às 9:43

A rejeição ao governo do presidente Jair Bolsonaro aparece numericamente maior que a percentagem de aprovação pela primeira vez nas seis pesquisas de opinião feitas pela XP Investimentos e pelo Ipespe, mostrando como as constantes falhas de comunicação e uma relação tensa com os outros poderes e a imprensa estão ofuscando as ações do mandatário.

 

A sondagem feita entre os dias 20 e 21 de maio, uma semana após as manifestações contra os cortes de verbas do Ministério da Educação, aproximadamente 36% dos entrevistados classificaram o governo como ruim ou péssimo. Os que julgam a gestão como ótima ou boa são 34%. Com uma margem de erro de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo, há empate técnico. Já para 26%, a administração é regular. Na pesquisa feita na primeira semana de maio, a reprovação era de 31% e a aprovação era de 35%.

 

Na pesquisa, fica clara também a tendência de queda das expectativas positivas em relação ao restante do período do presidente, com a proporção de projeções boas ou ótimas caindo para 47%, a pior já apurada desde o começo das pesquisas. A projeção de que o restante do mandato será ruim ou péssimo atingiu 31%, a mais alta na série. Outro ponto de preocupação para o governo é o fato de que a população está ligando Bolsonaro à situação econômica atual: no início de maio, apenas 5% atribuíam esse peso ao presidente, mas agora essa proporção subiu para 10%.

 

(Foto: Jair Bolsonaro/ Fábio Pozzebom-Agência Brasil)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais