Mover

Relator manterá texto da PEC Emergencial aprovado pelo Senado

Postado por: TC Mover em 09/03/2021 às 16:23
PEC

Brasília, 9 de março – O texto da Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, a PEC Emergencial, aprovado pelo Senado na semana passada será mantido no parecer do deputado Daniel Freitas. A informação foi dada pelo próprio relator em coletiva nesta terça-feira.


Presidente Bolsonaro pediu exclusão de policiais dos gatilhos de contenção de gastos

Havia receios sobre mudanças no texto, pois o presidente Jair Bolsonaro havia pedido para excluir policiais militares e outros agentes de segurança dos gatilhos de contestação de gastos da PEC, como congelamento de salários no setor público.

Mais cedo, fontes disseram à TC Mover que o presidente da Câmara, Arthur Lira, o vice-presidente da Casa, Marcelo Ramos, e o líder do governo, Ricardo Barros, trabalhavam para manter o texto votado pelos senadores na votação de plenário prevista para amanhã, o que inclui o limite de R$44 bilhões para gastos fora das regras fiscais com uma nova rodada de auxílio emergencial.

Lira reforçou que PEC Emergencial será votada na quarta-feira

Na tarde desta terça-feira, Lira disse que caberá à maioria formada pela base do governo manter em plenário o texto da PEC Emergencial. O presidente da Câmara pediu celeridade aos colegas para aprovar a proposta, para permitir que o auxílio emergencial seja pago já em março. Segundo ele, a votação está mantida para esta quarta-feira.

Fontes também disseram que a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato não deve atrapalhar a agenda econômica, pois a base governista, sobretudo o Centrão, tem interesse em sinalizar positivamente ao mercado no sentido da responsabilidade fiscal e em apoio à recuperação econômica.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Guilherme Dogo e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Especial: Rotação de carteiras ganha tração e se torna o “nome do jogo” nos EUA

Vieira: Centro-direita pode crescer com aliança entre Bolsonaro e Centrão

Especial: Lira busca protagonismo do Parlamento para acesso às vacinas

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais