TC Mover
Mover

Relatório da MP da Eletrobras sairá na próxima semana, diz relator

Postado por: TC Mover em 23/04/2021 às 16:01
MP da Eletrobras

Brasília/São Paulo, 23 de abril – O relatório da medida provisória de privatização da Eletrobras, a chamada MP da Eletrobras, na Câmara está “95% pronto” e será apresentado na semana que vem ao presidente Arthur Lira e aos líderes, segundo o deputado Elmar Nascimento, em evento mais cedo do Valor.


Governo precisará convencer o Senado a aprovar MP da Eletrobras, segundo relator

Ressaltando que não foi escolhido para fazer papel de oposição, ele afirmou que o texto não deve ter dificuldades de aprovação na Câmara. Entretanto, disse que o governo terá que trabalhar para convencer o Senado, “principalmente após a Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia”.

Presente na transmissão do Valor, o secretário especial de desestatização do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, disse que o governo trabalha com o prazo final de capitalização da empresa até o final do ano, ou no máximo janeiro de 2022.


Deputado apresentará propostas ligadas a políticas sociais e funcionários

Elmar Nascimento disse ainda que deve apresentar algumas possibilidades ao texto da MP da Eletrobras. Uma delas será que a nova empresa a ser criada, estatal ou de economia mista, depois da cisão de Itaipu e Eletronuclear, continue com as políticas sociais.

Outra proposta é relativa aos funcionários da Eletrobras, com a manutenção do emprego em outras estatais, ou que tenham a possibilidade de usar indenizações para comprar ações da União, assim como foi feito com a Vale.


CDE será usada para evitar discrepância de tarifa, diz relator da MP da Eletrobras

O relator da MP da Eletrobras explicou ainda que a ideia é utilizar os recursos da Conta de Desenvolvimento Energético, CDE, para o mercado cativo. O motivo seria a discrepância de tarifa com o mercado livre.

Já Diogo Mac Cord ressaltou que a privatização da Eletrobras é importante porque a estatal distorceu o mercado dos leilões de geração e transmissão durante anos, com taxas predatórias. Ele lembrou que a estatal foi inclusive proibida de participar dos certames.


Desempenho das ações da Eletrobras (ELET6)

As ações da Eletrobras chegaram a liderar em termos percentuais os ganhos no Ibovespa, após a declaração do relator da MP da Eletrobras, passando do ceticismo do mercado ao otimismo com a privatização da estatal.

Perto das 16h00, o papel preferencial classe B da Eletrobras (ELET6) subia 1,81%, cotado a R$36,60. Já a ação ordinária (ELET3) tinha alta de 1,76%, a R$36,35. No mesmo horário, o Ibovespa avançava 0,93%, aos 120,4 mil pontos.


MP da Eletrobras


Para acompanhar o desempenho das ações da Eletrobras e de outras empresas, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.

Texto: Leopoldo Vieira e Leandro Tavares
Edição: Leandro Tavares e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Queda do Bitcoin coincidiu com vencimento de opções da criptomoeda

Entrevista exclusiva: Relator dos Correios fará ampla consulta antes de parecer

Usiminas bate consensos com maior volume de aço desde 2014

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais