Risco fiscal fica fora das prioridades de favorito ao Senado

Brasília, 19 de janeiro – As reformas econômicas, medidas de ajuste fiscal e marcos regulatórios para impulsionar a recuperação da atividade econômica ficaram de fora das prioridades do senador Rodrigo Pacheco, em carta divulgada por ele nesta tarde, em que confirmou sua candidatura à presidência do Senado.
Agenda fiscal não faz parte das prioridades de Pacheco
Considerado favorito por ter alcançado apoios que dão os 41 votos necessários para se eleger, Pacheco não citou temas como a Proposta de Emenda à Constituição Emergencial, conhecida como PEC Emergencial, preservação do Teto de Gastos e outras preocupações centrais do investidor com os rumos da sustentabilidade da dívida, por exemplo.
Em geral, o documento dá ênfase em submeter as reformas à deliberação do Plenário do Senado, contribuir com geração de emprego e renda, e socorrer os mais vulneráveis, o que pode indicar simpatia pelos movimentos de prorrogar o auxílio emergencial ou criar benefício equivalente sem estar resolvido o risco fiscal.
Em 2020, Pacheco defendeu o valor de R$600 do coronavoucher, assim também chamado o auxílio emergencial, até o final da pandemia e a substituição da ajuda por um novo programa do governo.
Bolsonaro pode pressionar equipe econômica por mais gastos contra pandemia
O presidente Jair Bolsonaro, que viu sua popularidade cair depois do fim do auxílio emergencial em dezembro, pode reforçar pressões sobre o Ministério da Economia por mais gastos públicos em 2021, o que já é considerado quase inevitável, pois está ficando claro que há uma segunda onda da pandemia, disse à Bloomberg citando três fontes.
Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover

B3 registra aumento de investidores, capitalização, renda fixa e receita em março
Número de investidores, capitalização, renda fixa e receita por contrato aumentam em março frente ao mesmo período de 2020, segundo B3

Exterior realiza lucros antes de balanços; Petrobras, CPI da Covid no radar: Espresso
O pré-mercado dos Estados Unidos sinaliza realização dos lucros robustos da semana passada, enquanto as bolsas europeias operam mistas

Calendário Econômico: Petrobras, Rappi Brasil, orçamento
O Calendário Econômico desta segunda-feira destaca assembleia da Petrobras, entrevista do presidente do Rappi à TC Rádio e orçamento dos EUA