Rodrigo Pacheco acredita em Reforma Tributária neste ano - TC
TC Mover
Mover

Rodrigo Pacheco acha possível aprovar uma Reforma Tributária ainda em 2021

Postado por: TC Mover em 26/08/2021 às 17:14
Rodrigo Pacheco vê Reforma Tributária aprovada ainda em 2021

Brasília, 26 de agosto – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse nesta quinta-feira, 26, que acha possível a Casa encaminhar a aprovação de uma Reforma Tributária ainda em 2021. A declaração foi dada durante a Expert XP 2021.

“Não obstante estarmos em ano pré-eleitoral e com dificuldades em uma reforma que é altamente complexa, acredito muito que podemos chegar ao fim com medidas concretas e eficientes para a simplificação tributária”, afirmou o parlamentar.

Rodrigo Pacheco defende proposta que unifique tributos

O presidente do Senado defendeu a implementação de uma proposta ampla, unificando tributos e corrigindo distorções. Atualmente, tramita no Senado a Proposta de Emenda à Constituição 110/2019. A PEC prevê a criação de um IVA unificando tributos federais, e outro unificando o ICMS e o ISS, tributos estadual e municipal, respectivamente. A proposta é defendida pelo parlamentar.

Além disso, Pacheco também defendeu que a Câmara dos Deputados analise o projeto para incentivar a regularização de dívidas tributárias. Batizada como “Refis da Covid”, a matéria foi aprovada no início deste mês pelo Senado.

Pedido de impeachment de Alexandre de Moraes

Durante a Expert XP 2021, o parlamentar foi questionado sobre a rejeição dele ao pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes, apresentado por Jair Bolsonaro. Pacheco defendeu a decisão, justificando-a pela “consciência jurídica e política”.

“Eu respeito toda e qualquer crítica de Jair Bolsonaro em relação a essa decisão. É natural que tenha, pois foi uma decisão que rejeitou o pedido do presidente. Não farei disso também cavalo de batalha”, declarou no evento.

Mais cedo, em entrevista à Rádio Jornal Pernambuco, Bolsonaro afirmou que Rodrigo Pacheco agiu diferente no passado, ao acatar ordem do Supremo para instalar a CPI da Covid.

Texto: Gabriel Ponte
Edição: Lucia Boldrini e Stéfanie Rigamonti
Imagem: Vinicius Martins / Mover


Leia também

Coluna: Com Reforma Tributária ampla, Rodrigo Pacheco pode resgatar pauta econômica

Emprego: Brasil abre 316.580 vagas de trabalho com carteira em julho, mostra Caged

Dados dos EUA frustram consensos; mercado futuro está pessimista, com falas de Jair Bolsonaro no radar: Espresso

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais