Mover

Rossi, candidato de Maia para Câmara, defende continuidade de coronavoucher

Postado por: TC Mover em 07/01/2021 às 16:48
Baleia Rossi

Brasília, 7 de janeiro – O deputado Baleia Rossi, candidato do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para sucedê-lo no cargo, defendeu que a prorrogação do auxílio emergencial ou a ampliação do Bolsa Família sejam discutidas caso uma segunda onda de Covid-19 chegue ao país.

A declaração ocorreu no lançamento oficial de sua candidatura ontem, quando disse que a pandemia não acabou e que os deputados deveriam se unir pela vacinação universal e gratuita e garantir os recursos necessários para isso. No placar atual, Rossi tem apoio de 11 partidos e 273 deputados, enquanto são necessários somente 257 para se eleger para o cargo.

Arthur Lira, da base do governo, reúne, por ora, nove bancadas e entre 195 e 206 parlamentares. A votação, que ocorrerá em 1º de fevereiro, porém, é secreta, o que abre a possibilidade de traições.

Há divergência sobre pauta econômica entre bancadas de Rossi

A proposta de criar um programa de renda mínima ou ampliar o Bolsa Família se o governo não apresentar uma solução definitiva para substituir o auxílio emergencial antes da eleição para a presidência da Câmara foi um compromisso assumido por Rossi com os partidos de esquerda que aderiram ao nome dele e, sem os quais, ele não vencerá. Antes, ele tinha adesão de legendas como DEM, PSDB, PSL e Cidadania.

O presidente nacional do MDB destacou que, entre as bancadas que o acompanharão, há divergência sobre pautas da economia. Entretanto, coincidem em objetivos como diminuir o desemprego, dar oportunidades aos mais vulneráveis e manter a independência da Câmara.

Rossi defendeu retomada de pauta de responsabilidade fiscal

Rossi defendeu a votação das reformas e a retomada da pauta da responsabilidade fiscal com “diálogo e debate”, citando que a Tributária está pronta para ser aprovada e que teve colaboração de todos os partidos.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição Letícia Matsuura
Imagem: Valter Campanato / Agência Brasil

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais