Rossi prometeu conter privatizações, diz líder do PT - TC
TC Mover
Mover

Rossi prometeu conter privatizações, diz líder do PT

Postado por: TC Mover em 18/01/2021 às 12:10
Baleia Rossi

Brasília, 18 de janeiro – O candidato da oposição à presidência da Câmara dos deputados, Baleia Rossi, do MDB, se comprometeu com a contenção da agenda de privatizações do governo para receber o apoio do PT, segundo o líder da legenda na Câmara, Enio Verri, em entrevista à consultoria Arko Advice.

 

Verri disse que Rossi afirmou, em reunião com a bancada petista, que a desestatização de companhias estatais “em um momento de crise mundial como esse” não seria vender, “mas sim doá-las, possivelmente a amigos do rei”.

 

A obstrução desta agenda por um suposto pacto do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, com a esquerda é a razão que o ministro da Economia, Paulo Guedes, alega para o atraso na pauta. Maia apoia Rossi como sucessor.

 

Rossi se compromissou em pautar auxílio emergencial ou ampliar Bolsa Família

 

Além deste compromisso, Rossi também prometeu ao PT e à esquerda pautar o auxílio emergencial ou a ampliação do Bolsa Família. No entanto, a Eurasia Group calcula que o adversário de Rossi,o progressista Arthur Lira, é o favorito pela disputa ao comando da Câmara. O líder petista negou que haverá defecções na bancada em favor de Lira.

 

A eventual prorrogação do auxílio ou de um substituto a ele que represente ameaça ao Teto de Gastos é o principal risco político, ao lado de eventuais falhas e atrasos no plano de imunização contra a Covid-19, conforme analistas de mercado. Rossi e Lira também consideram as privatizações como uma medida essencial para a retomada da economia.

 

 

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Bárbara Leite e Letícia Matsuura
Arte: Carlos Matos/TC

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais