TC Mover
Mover

Senado aprova parecer da MP da Eletrobras em decisão apertada

Postado por: TC Mover em 17/06/2021 às 18:43
Senado aprovou parecer da MP da Eletrobras

Brasília, 17 de junho – O Senado aprovou, em votação com margem apertada, o texto principal da medida provisória que permite a privatização da Eletrobras, a MP da Eletrobras. O movimento é mais uma vitória do presidente Jair Bolsonaro no seu plano de desestatizar setores estratégicos.


Após aprovação no Senado, governo deve buscar votação expressiva na Câmara

A Casa aprovou há pouco o parecer do senador Marcos Rogério à MP da Eletrobras por 42 votos a favor e 37 contrários. Os senadores votaram o texto principal da proposta, que mantém as térmicas a gás e outros chamados jabutis, conforme versão da Câmara.

Como o TC Scoop antecipou mais cedo, a margem de diferença no Senado a favor do governo foi de pelo menos quatro votos. O governo deve liberar cerca de R$3,2 bilhões em emendas para assegurar uma “votação expressa” do texto na volta dela à Câmara, conforme o Scoop também antecipou.


Presidente da Câmara anunciou sessão extra para votar texto antes do fim da validade

Os senadores também analisaram destaques ao parecer da MP da Eletrobras, que foram rejeitados. O presidente da Câmara, Arthur Lira, prometeu sessão extra da Casa na próxima segunda-feira, 21, para concluir a matéria dentro do prazo de sua validade. O texto vence no próximo dia 22 de junho.

A MP da Eletrobras começou a ser discutida no plenário do Senado na última quarta-feira, 16, quando o relator realizou a leitura do seu parecer. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, foi autor de alterações importantes incorporadas pelo relator Marcos Rogério para obter a maioria necessária para a aprovação.

Texto: Leopoldo Vieira
Colaboração: Simone Kafruni e Machado da Costa
Edição: Guillermo Parra-Bernal e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Recuperação econômica fortalecerá exportadoras até 2022, diz Moody’s

Votação da MP da Eletrobras se arrasta e ações caem

Jair Bolsonaro quer reajuste para servidores em 2022, diz coluna

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais