TC Mover
Mover

Senador Marcio Bittar propõe reintroduzir auxílio com ajuste fiscal

Postado por: TC Mover em 10/02/2021 às 17:57
Auxílio

Brasília, 10 de fevereiro – O relator do Orçamento de 2021, senador Marcio Bittar, disse à imprensa que as pessoas que passam fome não podem esperar a aprovação das reformas, mas que é preciso encontrar uma solução conjunta para aprovar um novo auxílio emergencial junto com as Propostas de Emenda à Constituição, PECs, de ajuste fiscal no projeto orçamentário.


Combinação seria sinalização sobre retomada da economia

A combinação, segundo o relator, é uma sinalização clara sobre a retomada da economia e o cuidado com quem ainda precisa do Estado. As declarações de Bittar sobre o auxílio foram feitas depois da instalação da Comissão Mista de Orçamento, CMO, que terá no comando a deputada Flávia Arruda, aliada do presidente da Câmara, Arthur Lira.

Em seu pronunciamento, a presidente da CMO citou vacinas, empregos e combate à fome como metas do colegiado, reforçando dúvidas quanto a eventuais soluções fora do Teto de Gastos para o auxílio.

Congressistas devem aprovar nova rodada do auxílio, diz Vieira

Mais cedo, o senador Alessandro Vieira, relator do benefício em 2020, afirmou à Bloomberg que há quase acordo total entre os congressistas de aprovarem uma outra rodada do auxílio emergencial, também chamado de coronavoucher, e sugeriu que o governo encaminhe um decreto de calamidade e um pedido de abertura de crédito extraordinário com a finalidade.

Ricardo Barros, líder do governo na Câmara, disse hoje que a ideia inicial no Palácio do Planalto é reintroduzir um auxílio emergencial de R$200 por mais três meses, mas que a proposta ainda está sendo analisadac.

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Guilherme Dogo e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Mansano: A autonomia do Banco Central

Corleta: Fluxo do dólar sinaliza desconfiança com ajuste fiscal e BC, dizem traders

Entrevista exclusiva: Banco Central se tornará um órgão de estado hoje, diz relator

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais