Mover

STF barra reeleição de Maia e Alcolumbre no Congresso

Postado por: TC Mover em 07/12/2020 às 9:55

Brasília, 7 de dezembro – O Supremo Tribunal Federal, STF, barrou, neste domingo, a reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Davi Alcolumbre. O placar foi de 6 a 4 contra Maia e 6 a 5 contra Alcolumbre. Os ministros ainda podem rever seus votos até o próximo dia 14.

No meio político, a avaliação é a de que a mudança no posicionamento dos ministros se deveu à pressão nas redes sociais, reportou o Estado de S. Paulo. A reviravolta embaralha ainda mais a disputa pelo comando das duas Casas, segundo o Congresso em Foco. 

O maior argumento para a reeleição, que era evitar a contaminação da pauta do Congresso pelas polêmicas vistas no governo, continuará guiando um bloco relevante nesse processo, disse a coluna Radar, da Veja.

Plano Mansueto e Marco da Cabotagem estão na pauta da Câmara

Hoje, a Câmara tem na pauta um pedido de urgência para votar o novo Plano Mansueto e pode aprovar o Marco da Cabotagem e um projeto que libera recursos de fundos públicos para cobrir despesas com a pandemia. Mas, é preciso ver como a decisão do STF contra a reeleição de Maia e Alcolumbre impactará. 

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Igor Sodré e Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais