TC Mover
Mover

Trump tem apenas 18% de chance de ganhar eleição, diz relatório

Postado por: TC Mover em 26/10/2020 às 20:11

São Paulo, 26 de outubro – A pesquisa IBD/TIPP divulgada hoje aponta que o democrata Joe Biden tem 52% das intenções de votos, enquanto o atual presidente, o republicano Donald Trump, detém 45%. Embora a diferença entre os candidatos tenha diminuído, a chance de vitória de Trump é de apenas 18%, de acordo com o relatório do BB Investimento, que leva em conta o sistema de votação americano, por meio de um colégio eleitoral formado pelos vitoriosos em cada Estado. Se um candidato tem maioria de votos em um Estado, ele leva todos os delegados daquele Estado. Assim, a vitória em Estados com mais delegados pode mudar o resultado em relação ao voto direto dos eleitores. 

Por esse critério, Trump teria 194 votos, aumentando cinco, no colégio eleitoral, e Joe Biden, 344, perdendo quatro votos. O estudo do BB Investimentos considerou as projeções do The Economist, Five ThirtyEight e Real Clear Politics. Este último pesquisa a média de probabilidade das casas de apostas sobre a eleição. 

Votos antecipados nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o voto não é obrigatório e pode ser feito antecipadamente. A oito dias da data oficial da eleição, cerca de 62 milhões de americanos já votaram, correspondendo a 40,6% dos eleitores registrados. O número já superou os 47,2 milhões de votos antecipados de 2016. 

Polêmica dos votos pelo correio

Devido à pandemia, os americanos podem votar por meio do correio. Trump, porém, se posicionou contra este tipo de votação. Para ele, os votos podem ser extraviados e nos debates ameaçou entrar na Justiça caso perca na eleição.

Texto: Letícia Matsuura
Edição: Angelo Pavini
Imagem: Nathália Reiter/TC

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis