TC Mover
Mover

Vacina da Janssen chegará nesta semana, diz ministro da Saúde

Postado por: TC Mover em 14/06/2021 às 18:52
Vacina da Janssen chegará ao Brasil nesta semana

São Paulo, 14 de junho – As três milhões de doses da vacina da Janssen, imunizante de dose única devem chegar no Brasil ainda nesta semana. A informação foi dada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após o adiamento da chegada, prevista para esta terça-feira, 15.


Vacina da Janssen deverá ser entregue em três remessas

Agora, a expectativa do Ministério da Saúde é que três remessas sejam enviadas a partir da próxima quarta-feira, 16. A notícia de que o imunizante da Janssen não chegará na terça-feira foi dada pelo canal BandNews e confirmada em nota do Ministério da Saúde, informou o portal G1.

“A pasta aguarda confirmação da data por parte do laboratório, mas a expectativa é de que as doses cheguem ainda esta semana ao país em três remessas”, diz o comunicado do ministério. O anúncio de adiamento da chegada da vacina da Janssen no Brasil chegou a causar uma desaceleração do Ibovespa, junto com uma piora das bolsas em Nova Iorque. Apesar disso, o índice fechou esta segunda-feira, 14, em alta de de 0,59%, aos 130,8 mil pontos.


Anvisa autorizou prorrogação da validade das doses do imunizante

No mesmo dia em que a entrega das vacinas foi adiada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, aprovou a prorrogação da validade das doses. Ela foi estendida de 27 de junho para 8 de agosto. Por causa do prazo de validade curto, elas serão distribuídas em capitais.

A decisão foi tomada pela Diretoria Colegiada do órgão, após solicitação da empresa em 10 de junho. A extensão da validade da vacina da Janssen ocorreu após uma aprovação semelhante pela agência equivalente à Anvisa nos EUA, a FDA. Foram considerados, também, dados de qualidade em estudos que comprovaram a eficácia no novo período de validade, de quatro meses e meio.

A Janssen é uma subsidiária da empresa Johnson & Johnson. O governo brasileiro fechou um acordo em março com a companhia para a compra de 32 milhões de doses, que serão entregues até o fim de 2021.

Texto: Lucia Boldrini
Edição: Guilherme Dogo e João Pedro Malar
Arte: Vinícius Martins / TC Mover


Leia também

Especial: B3 “atraente” deve vencer narrativa sobre concorrência

Especial: Rodrigo Pacheco garante votação da MP da Eletrobras no prazo

Azul pode ser multada por Jair Bolsonaro tirar máscara em avião

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais