TC Mover
Mover

Votação do Fundeb revela placar atual da disputa pelo comando da Câmara

Postado por: TC Mover em 18/12/2020 às 11:23

Brasília, 18 de dezembro – O placar da votação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, Fundeb, na Câmara dos Deputados ontem à noite dá uma boa ideia da correlação de forças dos dois grupos que disputam a presidência da casa. 

O grupo liderado pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia, conseguiu derrubar a proposta que destinava parte dos recursos do Fundeb para escolas privadas, derrotando por 286 votos a 163 o bloco conhecido como Centrão, que lançou a candidatura de Arthur Lira para o cargo com o apoio do governo. 

Resultado da votação do Fundeb corresponde ao apoio das legendas

O resultado corresponde quase exatamente ao número de votos somados que têm os partidos do bloco de Maia, 157, mais os da oposição, 130, o que dá 287. Já o total de apoios que as legendas que declararam apoio oficial a Lira agregam a ele chega a 160.

Antes da análise da regulamentação do Fundeb, Maia se reuniu e fechou um entendimento com PT, PSOL, PC do B, PSB e PDT para manter a redação aprovada pelo Senado, que devolveu a matéria aos deputados, com vistas a uma aliança com estas legendas de esquerda para vencer Lira. 

Já a base do governo, cujo alicerce é o Centrão, apoiou um destaque que devolvia a permissão para o uso de parte dos recursos do Fundeb por instituições particulares. A proposta vai à sanção do presidente Jair Bolsonaro. 

Texto: Leopoldo Vieira
Edição: Angelo Pavini e Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais