TC Mover
Mover

Wilson Witzel diz que presidente deixou estados desamparados

Postado por: TC Mover em 16/06/2021 às 13:38
Wilson Witzel criticou Jair Bolsonaro em depoimento

São Paulo, 16 de junho – O ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, usou o depoimento dele à Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as ações do governo na pandemia, a CPI da Covid, para fazer críticas ao presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, o chefe do executivo federal deixou os estados à mercê da pandemia, além de acusá-lo de perseguição política.


Demora em liberar auxílio emergencial piorou combate à pandemia, disse Wilson Witzel

Durante o depoimento, o ex-governador disse que o presidente Jair Bolsonaro empurrou para os governadores o encargo das necessárias medidas de isolamento social. Segundo ele, os estados ficaram em uma situação frágil, sem condições de comprar insumos, incluindo respiradores.

Ele deu a entender que isso foi uma estratégia do presidente para se livrar das consequências econômicas trazidas pela crise sanitária. Para Wilson Witzel, a demora em liberar o auxílio emergencial piorou o combate à pandemia.


Ex-governador do Rio de Janeiro teve embates com Jair Bolsonaro

O ex-governador apoiou a candidatura de Jair Bolsonaro na campanha eleitoral de 2018. Contudo, ao longo do mandato ele entrou em diversos embates com o presidente, agravados com a pandemia. Em um momento do depoimento, o ex-juiz teve um desentendimento com o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente, e o chamou de “mimado”.

Wilson Witzel foi afastado do mandato em 2020 e depois sofreu impeachment em 2021. Ele é réu em um processo no Superior Tribunal de Justiça, STJ, que apura corrupção e lavagem de dinheiro em contratos fraudulentos de hospitais de campanha para tratamento de pacientes com Covid-19. O ex-governador segue prestando depoimento à CPI da Covid até o momento.



Texto: Cintia Thomaz
Edição: Guilherme Dogo e João Pedro Malar
Arte: TC Mover


Leia também

Especial: Quando o Federal Reserve vai tirar o ponche da festa?

Cautela domina à espera de Federal Reserve, Copom; vencimentos, fiscal no radar: Espresso

Calendário Econômico: Superquarta, Jerome Powell, vencimento de opções

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Saiba Mais