Nesse texto, abordaremos a alavancagem financeira. Ela pode ser entendida como uma estratégia utilizada pelas empresas para tentar maximizar sua rentabilidade. Assim, esse texto ficará divido nos seguintes tópicos para facilitar o entendimento do leitor:
- Alavancagem financeira: entenda o conceito
- Exemplo prático: calculando a alavancagem financeira da Klabin
- Reflexões: a importância dessa informação para o investidor
Boa leitura!
Leia mais sobre análise fundamentalista:
- Entenda a análise contábil de bancos
- Análise setorial do varejo
- Aprenda a mensurar o valor econômico adicionado (EVA)
Alavancagem financeira: entenda o conceito
Primeiramente, precisamos entender o conceito. Em suma, a alavancagem financeira ocorre quando uma companhia busca recursos através de terceiros a uma taxa menor do que a própria companhia consegue entregar.
Nesse sentido, a ideia é captar passivos onerosos que possuam taxas atrativas, para que a companhia reinvista e consiga aumentar sua rentabilidade. Porém, o efeito contrário também pode ocorrer quando o investimento que a companhia realizar não obtiver um retorno suficiente para cobrir a taxa.
Uma das maneiras para calcular a Alavancagem Financeira é através da seguinte formula elaborada por Matarazzo (2010):
Por outro lado, também podemos escrever a fórmula assim:
Exemplo prático: calculando a alavancagem financeira da Klabin
Para fins de exemplo, utilizaremos o caso da companhia Klabin S.A (#KLBN11), que tomou um empréstimo para melhoria nas suas atividades operacionais. É importante ressaltar que essa análise tem caráter educativo e não caracteriza recomendação de investimento.
Assim, conforme o quadro acima, observamos que a companhia ainda não obteve uma aceleração nos seus retornos. Dentre os motivos, podemos citar a forte demanda por investimentos do setor e o processo de construção demorado das plantas. Por exemplo, o Puma II, iniciado em 2019, tem prazo de encerramento apenas em 2021.
Reflexões: a importância dessa informação para o investidor
Sendo assim, nota-se que o grau de alavancagem financeira é um dos indicadores que podem ser utilizados para entender mais sobre o endividamento da empresa. Dessa forma, é possível entender que, caso esse endividamento seja realizado de forma correta, pode acarretar uma melhora operacional, consequentemente entregando mais retorno ao acionista.
Referências
MATARAZZO, Dante Carmine. Análise Financeira de Balanço. 7ª Edição. São Paulo: Atlas, 2010.:

Contador e Mestre em Ciências Contábeis pelo PPGCC/UFPB
Contribui com textos educativos para o TC School