TC School / Análise Fundamentalista

Análise Horizontal e Análise Vertical: aprenda esses conceitos

16/10/2020 às 5:00

TC School TC School

Neste texto, falaremos sobre dois conceitos importantes para quem está realizando a análise fundamentalista de uma empresa: análise horizontal e análise vertical. Assim, esse artigo explorará os seguintes tópicos:

  • Análise vertical (AV): entenda como funciona
  • Análise horizontal (AH): aprenda a analisar ao longo do tempo
  • Exemplo prático: analisando a BRF
  • Como o TC Matrix pode ajudar nas suas análises?
  • Conclusão: a importância dessa informação para o investidor

Boa leitura!

Invetsidora realizando a análise horizontal e análise vertical nos gráficos

Leia mais sobre análise fundamentalista:

Análise vertical (AV): entenda como funciona

A análise vertical é uma ferramenta de análise muito importante para verificarmos como cada conta da companhia se encontra em relação ao grupo total de que faz parte.

Com ela podemos identificar de forma direta a participação de uma conta como caixa e equivalentes de caixa, por exemplo, no total dos ativos da companhia. Assim, por se tratar de participação em relação à conta total (Ativo ou Passivo Total no Balanço Patrimonial e Receita Líquida na Demonstração de Resultado) o indicador analisado se dá de forma percentual através da seguinte fórmula:

AV (%) = (valor da conta analisada / valor da conta total) x 100 

Vejamos o exemplo da BR Foods (BRFS3) em seu exercício findo em 2019:

Fonte: TC Matrix

AV dos Investimentos: (14.880 / 41.700.631) x 100 = 0,04%

AV do Empréstimo e Financiamentos: (3.132.029 / 41.700.631) x 100 = 7,51%

Assim, podemos compreender que do total dos ativos que a BR Foods possui, 0,04% são compostos por investimentos da companhia no ano de 2019. E, nesse mesmo período, do total de passivos que a companhia possui, 7,51% são empréstimos e financiamentos de curto prazo.

Lembrem-se que a AV só pode ser aplicada dentro de um mesmo exercício e não entre exercícios diferentes.

Análise horizontal (AH): aprenda a analisar ao longo do tempo

Também conhecida como Análise de Tendência, esse tipo de análise é imprescindível para que possamos ter uma ideia de como os números da companhia se comportam ao longo do tempo, identificando a evolução destes.

Com ela podemos identificar de forma direta a evolução de uma conta como estoques, por exemplo, ao longo dos anos. Assim, a partir dessa análise é possível também identificar tendência ou sazonalidade que os números da companhia possuem. Além disso, é possível observar como as principais contas do balanço vem se comportando ao longo do tempo através de uma série de perguntas como “o número de estoques cresceu mais do que o ativo circulante no período?” ou “o passivo circulante cresceu em uma velocidade mais rápida do que o passivo não circulante?” e uma série de outras questões que podem ser respondidas por essa análise.

Entretanto, a variação observada na análise horizontal também poderá ser explicada por fatores externos a companhia. Cabe ao analista identificar qualitativamente o período analisado. A fórmula utilizada no TC Matrix é a sguinte:

AV (%) = [(valor da conta observada / valor da conta observada no período anterior) -1] x 100

Vamos ver como esse número é calculado na prática

Exemplo prático: analisando a BRF

Fonte: TC Matrix

AH das contas a receber em 2018: [(2.720.041 / 4.032.149)-1] x 100 = – 32,54%

AH de contas a receber em 2019: [(3.090.691 / 2.720.041)-1] x 100 = 13,62%

Assim, em 2018, as contas a receber da BR Foods retraíram 32,54% em relação ao exercício findo em 2017. Já no ano de 2019 essa conta cresceu 13,62% em relação ao exercício de 2018.

Como o TC Matrix pode ajudar nas suas análises?

Agora que você entendeu como funcionam essas análises, o TradersClub ainda tem mais uma contribuição para você, o TC Matrix.

De forma gratuita, apenas necessitando de uma conta para acessar a plataforma, dentro do Matrix você tem a opção de visualizar já calculados as Análises Verticais e Análises Horizontais de todas as contas das demonstrações contábeis de diversas companhias listadas em bolsa.

Veja abaixo na prática com a BR Foods, empresa exemplo ao longo do texto, e, também, visualize as outras funcionalidades disponíveis na plataforma:

Fonte: TC Matrix

Conclusão

Por fim, é possível compreender que os processos de Análise Horizontal e Análise Vertical são exímias ferramentas para os investidores, pois, a partir delas podemos entender de forma prática e objetiva com a situação contábil da companhia analisada.

Entretanto, para a AH e AV serem perfeitamente compreendidas é necessário possuir uma análise qualitativa prévia da empresa em questão, pois assim, pode-se entender o porquê se observou determinada variação na conta naquela conta do balanço.

Pablo Paz
Pablo Paz
Estagiário do TradersClub
Estudante de Economia da UFPB e membro do Projeto Quantum

Esse conteúdo foi útil?

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub