Neste texto, explicaremos o conceito da compound annual growth rate, também conhecida como taxa de crescimento anual composta, ou simplesmente CAGR. Dessa forma, para facilitar o entendimento, o texto está dividido nos seguintes tópicos:
- CAGR: entenda o conceito
- Exemplo prático: cálculo do CAGR com os dados da Raia Drogasil
- Exemplo da Localiza: vale a pena ficar ligado
- CAGR: segredos e perigos por trás
Boa leitura!
Leia mais sobre análise fundamentalista:
- Estimando a taxa de crescimento nos modelos de valuation
- Entenda a TIR e o VPL
- O que são medidas non-GAAP?
CAGR: entenda o conceito
Você certamente já se deparou com o termo CAGR em algum momento, seja em um release de resultados, na lâmina de um fundo ou em algum outro lugar. Na apresentação institucional da Raia Drogasil, o termo é utilizado para mensurar o crescimento do mercado farmacêutico nos últimos anos
Primeiramente, devemos buscar entender quais os motivos que levaram à ampla utilização do CAGR. Assim, mais uma vez vamos utilizar um exemplo com as ações da Raia Drogasil:

Fonte: Economática (ajustado por proventos e desdobramentos)
A partir da análise dos dados acima, é possível inferir que um investidor que comprou as ações da Raia Drogasil em janeiro de 2017 e manteve-as até janeiro de 2018, obteve um retorno de 30,02%. Da mesma forma, um investidor que comprou em janeiro de 2018 e manteve até janeiro de 2019, obteve um retorno de -25,89%. Por fim, um investidor que comprou em janeiro de 2019 e segurou a ação até janeiro de 2020 teve um retorno de 101,95%. Agora você pode estar pensando “eu sei calcular o retorno das ações, o que isso tem a ver com o CAGR?”, entraremos nessa questão agora.
Exemplo prático: cálculo do CAGR com os dados da Raia Drogasil
Antes de prosseguir, é importante ressaltar trata-se uma análise de caráter educativo, não caracterizando recomendação de investimento. Vamos supor que um investidor comprou a ação da Raia Drogasil em janeiro de 2017 e vendeu apenas em janeiro de 2020. Para calcular o retorno total desse investimento existem várias maneiras, sendo a divisão do preço em janeiro de 2020 pelo preço de janeiro de 2017, subtraído de 1, a mais simples. Após realizar esse cálculo, chegamos a conclusão que o investidor teve um retorno acumulado de 94,59% em 3 anos.
Entretanto, esse número de 94,59% foi um retorno de 3 anos, se o investidor quiser descobrir quanto o investimento dele rendeu ao ano, para realizar uma comparação com algum outro ativo, será preciso realizar o cálculo do CAGR. Nesse sentido, temos a fórmula abaixo:
Utilizando a fórmula, podemos encontrar que o CAGR de um investidor que comprou a ação da Raia Drogasil em 2017 e segurou até janeiro de 2020 foi de 24,85%
Mas qual informação esse número traz? O significado do CAGR é que o retorno do investidor que comprou a ação em janeiro de 2017 e manteve até janeiro de 2020 é equivalente a um investimento que rendesse 24,85% por ano. Em outras palavras, uma ação se valorizar 24,85% a cada ano, durante 3 anos, no final ela terá se valorizado 94,59%.
CAGR: segredos e perigos por trás
Como foi dito, o CAGR agrega uma informação bastante interessante. Entretanto, utilizar sem entender as limitações pode ser perigoso. Vamos continuar com o caso da Raia Drogasil, supondo que os títulos de renda fixa tenham rendido 10% ao ano no mesmo período. O investidor que olha os dados agora poderia simplesmente falar “renda fixa é uma perda de tempo, a ação RADL3 rende 24,85% ao ano, enquanto a renda fixa rende apenas 10%”.
Podemos encontrar uma série de erros nessa frase. O primeiro é o look ahead bias, o qual ocorre quando uma informação que não estava disponível na época é utilizada no estudo de simulação. Nesse caso investidor não sabia que as ações da Raia Drogasil iriam performar tão bem durante o período.
O segundo é que não é possível comparar classes ativos diferentes olhando apenas para o retorno, sem ajustar ao risco. Como foi dito no primeiro parágrafo, entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019 a ação apresentou um retorno de -25,89%, uma queda significativa. Portanto, é importante lembrar que quando aparece numa lâmina de um fundo “apresentamos CAGR de 8,4% nos últimos 5 anos” isso não significa que o fundo rendeu 8,4% em todos os anos. Existem altos e baixos no meio do caminho, talvez “baixos” mais intensos do que aqueles para os quais você está preparado.
Exemplo da Localiza: vale a pena ficar ligado
Antes de mais nada, é importante salientar mais uma vez que não se trata de recomendação de investimentos. É apenas um estudo tomando com base os dados disponibilizados pelas empresas listadas na bolsa.
Dessa forma, agora que sabemos calcular o CAGR, podemos utilizar essa informação para análise dos resultados. No earnings release do 1T20, a localiza reportou um CAGR da receita líquida de 2015 até 2019 no valor de 27,3%. Entretanto, o cálculo desse crescimento é com base na receita sem o efeito da reclassificação dos créditos de PIS e COFINS.
Caso o cálculo do CAGR tomasse como base a receita líquida no valor de R$ 3.027,8 milhões, a taxa de crescimento anual composta seria de 24,5%. Por isso é importante analisar as empresas com uma visão crítica, buscando entender o que está por trás dos releases e cálculos da empresa.
Reflexões
Apesar de ser um texto com objetivo de fazer os investidores conhecerem o conceito da taxa anual de crescimento composto, também conhecida como CAGR, é importante lembrar a finalidade dos nossos textos. Geramos conteúdo porque queremos empoderar os investidores, fazer com que eles sejam capazes de entender o que está por trás das informações divulgadas pelas empresas. A Localiza não é uma empresa ruim por ter feito isso, as empresas contam a história do ponto de vista que elas querem que você veja. Dessa forma, espero que você tenha gostado do texto e consiga aplicar conceito do CAGR nas suas análises.

Analista de conteúdo TC School. Graduando em Economia pela UFPB
Membro do Projeto Quantum e vencedor do Prêmio Calouro Destaque em 2018.