TC School / Análise Fundamentalista

Como calcular o EV/EBITDA e EV/EBIT justos para uma empresa madura?

08/12/2020 às 15:00

TC School

Neste artigo, iremos falar dos indicadores EV/EBITDA e EV/EBIT que são formados pela relação entre o valor da firma e o seu lucro operacional.

Para facilitar a leitura, dividimos o artigo nos seguintes tópicos:

  • O que são múltiplos de mercado
  • Múltiplo EV/EBITDA
  • Múltiplo EV/EBIT
  • O que seria um múltiplo justo?
  • Como calcular o múltiplo EV/EBITDA justo
  • Como calcular o múltiplo EV/EBIT justo
  • Afinal, para que e como devo usar o múltiplo justo?

Boa leitura!

ev/ebitda e ev/ebit

O que são múltiplos de mercado?

Os múltiplos de mercado são a comparação entre dois indicadores com intuito de entender como as empresas estão sendo avaliadas pelo mercado. Sendo assim, esses múltiplos podem ser em relação ao lucro, total de ativos, patrimônio líquido e por aí vai. De forma simplista, os múltiplos vão demonstrar o quanto o mercado está disposto a pagar em relação a algum fundamento da companhia.

Exemplo: Caso uma empresa apresente um lucro de 2 reais por ação e seja negociada a 12 reais no mercado, isso significa que ela está sendo negociada a 6x o lucro. Ou seja, o mercado está disposto a pagar 6 reais por cada unidade de lucro da companhia.

Múltiplo EV/EBITDA

O EV/EBITDA, é um múltiplo que demonstra a relação entre o valor da firma (EV) e o lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização (EBITDA). Ou seja, busca entender quantos anos de lucro operacional o mercado está disposto a pagar pelo valor total da firma.

Equação 1: EV/EBITDA

Além disso, a interpretação deste múltiplo é similar aos demais: empresas que apresentam EV/EBITDA acima das suas pares do setor, apresentam alta expectativa em relação ao seu desempenho futuro e, talvez, possam estar caras.

O EV/EBITDA apresenta algumas vantagens em relação o P/L (Preço Lucro) que são:

  • Muitas empresas com lucro líquido negativo apresentam EBITDA positivo (entram no escopo da análise)
  • O múltiplo pode ser usado entre empresas com alavancagem financeira diferente
  • Elimina efeitos que não afetam o caixa da companhia

Quer saber mais sobre o múltiplo EV/EBITDA? Assista este vídeo disponível no canal do TC School.

Múltiplo EV/EBIT

O EV/EBIT, é um múltiplo que demonstra a relação entre o valor da firma (EV) e o lucro antes de juros e impostos (EBIT). Ou seja, busca entender quantos anos de lucro operacional o mercado está disposto a pagar pelo valor total da firma.

Equação 2: EV/EBIT

Sendo assim, empresas que são vistas positivamente pelo mercado e apresentam grande expectativa de crescimento, tendem a ter um EV/EBIT maior, refletindo o otimismo do mercado frente aos resultados futuros da companhia. Por outro lado, empresas com EV/EBIT menor, refletem desconfiança por parte do mercado em relação aos resultados futuros.

O que seria um múltiplo justo?

Ao avaliar uma empresa, um múltiplo justo seria aquele que se mostrasse coerente frente aos fundamentos da companhia. Para calculá-lo, vamos usar indicadores fundamentalistas das empresas como o crescimento, rentabilidade, custo da dívida e alíquota de impostos. A partir disso, vamos entender qual o múltiplo a empresa deveria estar sendo negociada frente aos fundamentos que apresenta.

Múltiplo EV/EBITDA Justo

Como podemos calcular o múltiplo EV/EBITDA justo para uma empresa negociada em bolsa? É isso que vamos fazer agora. Para isso, vamos usar um modelo de um estágio, ou seja, para empresas que já estejam na maturidade.

Para calcular o EV/EBITDA Justo usamos:

ev/ebitda ajustado

Equação 3: EV/EBITDA ajustado

Onde: ROIC é o retorno sobre capital investido, g é o crescimento na perpetuidade, WACC é o custo médio de capital da firma, t é a alíquota de imposto e o D depreciação

Agora, vamos fazer um exemplo com a EGIE3, empresa do setor elétrico negociada em na bolsa de valores brasileira:

Dados da EGIE3:

engie

ev/ebitda

Portanto, a Engie Brasil Energia negocia a 8,58 vezes o Ebitda, múltiplo maior do que encontramos na forma de múltiplo justo.

Múltiplo EV/EBIT Justo

Diante disso, vamos ver como calcular o múltiplo EV/EBIT justo para uma empresa listada. Para isso, também vamos usar um modelo de um estágio, ou seja, para empresas que já estejam na maturidade.

Para calcular o EV/EBIT Justo usamos:

Equação 4: EV/EBIT ajustado

Onde: ROIC é o retorno sobre capital investido, g é o crescimento na perpetuidade, WACC é o custo médio de capital da firma e t é a alíquota de imposto.

Desse modo, para efeito de comparação, também vamos fazer os cálculos com os dados da EGIE3:

Dados da EGIE3:

engie

Portanto, a Engie Brasil Energia, negocia a 10,33 vezes EBIT, múltiplo maior do que encontramos na forma de múltiplo justo.

Afinal, para que e como devo usar o múltiplo justo?

Você deve usar os múltiplos justos como auxílio no processo de avaliação de empresas. Não é recomendado que você tome sua decisão de investimento baseada apenas em um indicador, porém, os múltiplos justos podem contribuir muito no conjunto da sua análise.

TC School no YouTube

Assista a seguir, aula especial do TC Start sobre “Valuation por Fluxo de Caixa Descontado“, com os professores Arlindo Souza e André Musso:

Viu como estudar e conhecer mais sobre análise fundamentalista pode ser esclarecedor e vantajoso para os seus investimentos?

O canal no Youtube do TC School tem conteúdo para você aprender, de forma fácil e rápido, tudo o que você precisa saber antes de começar a investir.

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok! Segue a gente lá!

André Musso
André Musso
Investidor em renda variável e analista de conteúdo do TC School
Criador do canal “André Musso” no Youtube. Graduando em Contador Global pela Fucape.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub