A jornada do investidor fundamentalista na bolsa de valores - TC

TC School / Análise Fundamentalista

A jornada do investidor fundamentalista: Investindo em ações no longo prazo

26/11/2020 às 8:00

TC School

Olá investidores, prontos para caminhar conosco nesta jornada? Bom, antes de falarmos sobre a análise fundamentalista em ações na Bolsa de valores, é importante ter claro o que é investir com base nos fundamentos de uma empresa!

A jornada do investidor da escola fundamentalista começa estudando técnicas de como analisar de fato uma empresa no mercado financeiro.

Vamos juntos neste estudo para uma análise fundamentalista passo a passo! Estude e conheça mais sobre a análise de ações no mercado de capitais. Você é capaz! Se liga nesse conteúdo bacana que preparamos com pontos básicos para análise fundamentalista, dividido nos seguintes tópicos:

  • Ter a visão de dono do negócio
  • Análise Fundamentalista no TC School
  • Navegar é preciso, o mercado não
  • Valor x Preço
  • Investindo em ações no longo prazo

Boa leitura!

Dono da empresa

Filosofia de investimento

O investidor focado na análise fundamentalista é, antes de tudo um sócio da empresa a qual ele investe. Ou seja, o investidor fundamentalista deve ter a perspectiva de longo prazo, se preocupar menos com os movimentos de mercado e a volatilidade da ação no curto prazo, bem como controlar o emocional quando uma “ação quente” ganha os holofotes dos relatórios de analistas do mercado financeiro e sites especializados.

Como sócio de uma empresa na Bolsa de valores, a sua preocupação deve estar em acompanhar o desenvolvimento dos negócios que envolvem as empresas de sua carteira de ações. Ou seja, a atenção deve estar voltada para a evolução da lucratividade, rentabilidade e da capacidade de geração de caixa futura da companhia.

Home broker: pra que te quero?

Nesse sentido, não é necessário acompanhar o mercado 24h por dia, olhando para 4 telas (ou mais) ao mesmo tempo. Um simples computador é mais do que suficiente para aprender conceitos e levantar dados e informações para avaliar a empresa e obter a precificação das ações baseada na análise fundamentalista.

Conhecimento é poder, e certamente você é capaz de aprender a investir. O TC School é simples e descomplicado, aqui você aprende e não paga nada por isso! Nossa missão é tornar o investimento em ações algo simples e fácil!

Portanto, independente da estratégia de investimento a ser adotada, é essencial estudar o mercado financeiro, contabilidade, fórmulas e indicadores da análise fundamentalista. O pesar da investidor da análise fundamentalista é que realmente deverá se dedicar aos estudos. O preço pago é alto, leva tempo e dedicação. Não tem como fugir, para investir em fundamentos de forma plausível, é necessário dedicar um bom tempo estudando disciplinas como estatística, contabilidade, finanças corporativas, fórmulas de valuation e economia.

Análise Fundamentalista no TC School

Avesso aos livros, muitos investidores ignoram esse importante passo na jornada do fundamentalista e se afastam dessa filosofia de investimento. Entretanto, as coisas podem ser melhores quando aprendemos com os melhores, e hoje somos privilegiados pelo acesso à informação, basta dedicar tempo e esforço para aprender.

Caso você queira conhecer mais sobre Análise Fundamentalista, confira nossa série de materiais gratuitos, tanto no TC School, como no canal do TC School no YouTube para você que deseja se aprofundar no tema!

A Internet tem muito conteúdo e há muitos sites com os melhores conceitos e indicadores da Análise Fundamentalista, no entanto, no meio deste oceano de informações, muitos naufragam nos discursos de verdadeiros picaretas, especialmente no YouTube, oferecendo promessas de retornos rápidos e garantidos.

Navegar é preciso, o mercado não

O investidor da análise fundamentalista necessita navegar por um extenso oceano de informações. É preciso ler e reler desde as demonstrações financeiras da empresa – incluindo algumas janelas de anos, formulários de referência, estatuto social, relatórios de casas de análise, etc. para enfim encarar com mais segurança os maremotos da volatilidade de um ativo na Bolsa de valores.

Além disso, na jornada do fundamentalista, um passo importante é sempre revisar a sua “caixa de ferramentas” na avaliação de uma empresa. Ou melhor, qual ferramenta usar para avaliar as empresas listadas na B3? Múltiplo? Modelos de lucros residuais? Modelo de dividendos? Fluxo de caixa descontado?

São muitas as perguntas e é preciso acuidade para obter sucesso ao final da jornada. Para te ajudar, o TC-School é do seu jeito! Temos conteúdo relevante sobre economia, finanças e investimentos. Navegue por nossos artigos para tornar-se um investidor fundamentalista de sucesso no mercado financeiro!

O fundamentalista parece ser aquele cara “do contra”, superando (e aproveitando) as turbulências do mercado. Afinal, a análise fundamentalista nos mostra que sabendo mensurar um valor plausível para uma ação, não há motivos para sustos em momentos de pânico no mercado, achando que o mundo vai acabar em circuit breaker.

Já estamos no final de nossa jornada. Vamos sair vitoriosos, afinal o investidor da análise fundamentalista se beneficia do caos (antifragilidade) para aumentar as posições nas empresas em que ele tem estimativas plausíveis de que aquele investimento oferece uma boa margem de segurança (valor > preço). Mas se liga, porque a dica para chegar ao final da jornada são e salvo é ter sempre um pé atrás!

Por outro lado, quando o mercado está eufórico, com ações subindo sem fundamentação, é preciso acender o sinal de alerta para uma possível realização de suas posições, podendo até mesmo recomprá-las quando os preços voltarem a apresentar a margem de segurança. Viu como investir pode ser fácil?

Mas se liga! As finanças comportamentais já mostraram que nosso cérebro é feito para nos fazer perder dinheiro. De conhecimento disto, o analista de ações fundamentalista busca aproveitar essa limitação para fazer negócios no mercado de capitais apenas quando for vantajoso para ele.

Valor x Preço

Aqui está a essência da filosofia de investimento com fundamentos. Como falamos acima, o conhecimento do investidor fundamentalista é sua caixa de ferramentas que dispõe para avaliar e mensurar o preço justo de uma empresa da forma mais plausível possível.

Tudo bem, sabemos que modelar uma empresa leva muito tempo, mas esse conhecimento permite ao fundamentalista compreender e até julgar informações elaboradas por outrem, não caindo assim em possíveis armadilhas.

Investindo em ações no Longo Prazo

O tempo é o maior aliado do fundamentalista. É necessário tempo, investindo em ações no longo prazo, para que sua tese de investimento saia da planilha Excel e se transforme em lucros. Lembre-se que os projetos que a empresa que você investiu não saem do papel da noite para o dia.

A filosofia da análise fundamentalista demanda TEMPO, então não se incomode quando sua carteira “não andar”. Por fim, lembre-se que o tempo e os juros compostos foram os maiores aliados dos maiores investidores da história, como Warren Buffett e Luiz Barsi Filho. Eles possuem cabelos brancos, e você?

Claro, sabemos que essa não é uma jornada fácil, nem tão pouco glamourosa, talvez por isso mesmo não vemos tantas análises de ações com fundamentos em rápida pesquisa no Google, como vemos em outras metodologias de investimento.

Mas não procrastine, estamos juntos nessa. Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do #mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Arlindo Souza
Arlindo Souza
Coordenador de Conteúdo | Cursos no TradersClub
Contador, Mestre em Ciências Contábeis. Foi professor/pesquisador do departamento de contabilidade da UFRN e atuou em contabilidade de S.A. É investidor com base em análise fundamentalista.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub