TC School / Análise Fundamentalista

O que é a necessidade de capital de giro das empresas?

15/10/2020 às 15:00

TC School TC School

Neste texto, falaremos sobre a necessidade de capital de giro, um indicador muitas vezes negligenciado pelos investidores, mas que possui um grande poder informacional. Sendo assim, para melhor apresentação, o texto está separado nos seguintes tópicos:

  • Conceitos: o que é a necessidade de capital de giro?
  • O que a necessidade de capital de giro representa?
  • Caso real: exemplo prático com a MDIA3
  • A importância dessa informação para o investidor

Boa leitura!

homem tentando entender o capital de giro da sua carteira

Leia mais textos sobre análise fundamentalista:

Conceito: o que é a necessidade de capital de giro

A Necessidade de Capital de Giro (NCG) é um indicador de suma importância para o investidor. Por meio dele, o investidor poderá identificar qual parte do ativo operacional de uma companhia não é financiada por seus passivos operacionais. Dessas forma, o ativo operacional será financiado por passivos financeiros, seja ele de curto ou longo prazo.

O ativo operacional, são ativos que estejam associados ao operacional da companhia. Como exemplo podemos citar: clientes, estoques, impostos a receber, entre outros.

Já o passivo operacional é o passivo que esteja associado ao operacional da companhia, sendo assim temos como exemplos: fornecedores, impostos a pagar, salários e encargos sociais.

Por fim, o passivo financeiro é aquele passivo na qual a companhia irá realizar algum tipo de desembolso de juros ou amortizações. Assim, também podemos chamar esse tipo de passivo de passivo oneroso.

Assim, para calcular a NCG de uma companhia, deveremos utilizar a seguinte formula.

Deve-se lembrar que além de ser utilizado de forma separada, a NCG também pode ser utilizada como um dos indicadores do modelo de Fleuriet.

O que a necessidade de capital de giro representa?

Com base nas informações da necessidade de capital de giro, o investidor poderá entender como está a NCG da companhia, que em virtude do cenário atual da Covid-19, é uma informação de suma importância para as empresas.

Pensando em valuation, quando uma empresa possui NCG negativa o impacto na Fluxo de Caixa Descontado da companhia é positivo. Caso a NCG seja positiva o impacto no Fluxo de Caixa Descontado da companhia é negativo.

Caso real: exemplo prático com MDIA3

Para fins de exemplo, utilizaremos os dados da M.Dias Branco.

Fonte: elaboração própria a partir dos dados coletados no site de relações com investidores da companhia

Assim, conforme a tabela acima, evidencia-se que a necessidade de capital de giro da companhia é estável, tendo sofrido um aumento no 1T20 mas depois retornando a números próximos aos apresentados nos anos de 2019 e 2018.

Deve-se ressaltar que a M. Dias Branco faz um trabalho forte na sua gestão de capital de giro, para que assim ela consiga ter uma melhor dinâmica no seu ciclo financeiro.

A importância dessa informação para o investidor

Assim, o estudo da necessidade de capital de giro se mostra importante, uma vez que, com base nela, podemos buscar informações sobre como está a gestão do capital de giro da companhia. Além disso, é importante entender os impactos desse indicador na mensuração do Fluxo de Caixa Descontado.

Ígor Leite
Ígor Leite
Contador e Mestre em Ciências Contábeis pelo PPGCC/UFPB
Contribui com textos educativos para o TC School

Esse conteúdo foi útil?

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub