Neste texto, trataremos de um dos primeiros atributos que a maior parte dos investidores analisam: os lucros.
Conforme o gráfico abaixo, observamos o Lucro Líquido de três companhias que estão no setor de telefonia. O que podemos observar nesse gráfico? Que existem empresas que possuem grandes oscilações no seu lucro líquido.
Gráfico 1 – Lucro Líquido da TIM, OI e da VIVO do ano de 2009 ao ano de 2018
Fonte: Thomson Reuters (2019)
Nesse sentido, é importante que o investidor mais fundamentalista, preferencialmente, escolha para analisar/investir empresas que mantenham seus lucros persistentes.
Mas por quê? Comentaremos um pouco abaixo.
Boa leitura!
O que é persistência dos lucros?
De acordo com a literatura, a persistência dos lucros é uma das métricas para avaliar a qualidade da informação contábil.
Sendo assim, a persistência dos lucros é uma qualidade desejável para os investidores e demais usuários das informações, já que quando os lucros são persistentes a previsão de resultados futuros é mensurada de uma maneira melhor (Arruda et al., 2015).
Sendo assim, entendemos que é mais fácil, por exemplo, realizar modelos de avaliação de empresas com os dados da TIM ou da VIVO do que com os dados da OI, tendo em conta que os lucros da OI tiveram grande variação no período analisado.
Isso corrobora Dichev et al (2013) que afirmaram que lucros mais persistentes se tornam melhores preditores de lucros sustentáveis no longo prazo. E o que é mais desejável para um investidor fundamentalista do que boa previsibilidade dos lucros?
Importância para o Investidor
Um dos grandes interesses na persistência dos lucros está baseado no papel da previsão de lucros futuros (PAULO, 2007). Sendo assim, existem estudos que identificam algumas características que fazem as empresas terem mais persistência nos lucros, dentre eles o de Leite e Paulo (2019).
Os autores identificaram que empresas mais inovadoras possuem mais persistência nos lucros, um dos motivos é que empresas inovadoras têm vantagens competitivas comparada a outras.
Empresas de capital aberto, como é o caso das nossas empresas listadas em bolsa, também tendem a ter mais persistência. Elas têm interesse em apresentar melhores resultados para atrair mais investidores (ARRUDA et al. 2015).
Outros estudos como o de Kormendi e Lipe (1987), Collins e Kothari (1989) e Easton e Zmijewski (1989) evidenciam que lucros mais persistentes resultarão em uma maior valorização do mercado acionário e, portanto, aumentos nas estimativas de persistência produzirão retornos positivos (contemporâneos) do mercado acionário.
Assim, de forma geral, os investidores que buscam boas empresas, tendem a procurar aquelas que possuam lucros persistentes. Isto é uma métrica de qualidade da informação contábil, e conforme já explanado no texto, a persistência nos lucros ajuda a prever resultados futuros.
Porém, deve-se levar em consideração que existem momentos em que as empresas podem não apresentar persistência nos lucros e ser uma boa oportunidade de investimento. A análise da persistência, portanto, faz parte do processo de decisão dos investidores – porém o processo não se limita a isso.
Referências
ARRUDA, Marcelo P. et al. Análise do conservadorismo e persistência dos resultados contábeis das instituições financeiras brasileiras. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 10, n. 2, 2015.
DICHEV, Ilia D. et al. Earnings quality: Evidence from the field. Journal of Accounting and Economics, v. 56, n. 2-3, p. 1-33, 2013.
LEITE, Í, F, PAULO. E. Qualidade da informação em empresas inovadoras: um estudo comparativo com as empresas listadas na B3. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/cogecont/185732-qualidade-da-informacao-em-empresas-inovadoras–um-estudo-comparativo-com-as-empresas-listadas-na-b3/:
PAULO, Edilson. Manipulação das informações contábeis: uma análise teórica e empírica sobre os modelos operacionais de detecção de gerenciamento de resultados. 2007. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

Contador e Mestrando em Ciências Contábeis pelo PPGCC/UFPB
Contribui com textos educativos para o TC SChool