P/VPA: Entenda o indicador preço sobre valor patrimonial por ação

TC School / Análise fundamentalista

O múltiplo preço sobre o valor patrimonial por ação

01/12/2020 às 5:00

TC School

Neste texto, buscaremos compreender um pouco sobre o indicador P/VPA, perpassando pelos seguintes pontos:

  • P/PVA: O que é e como calcular
  • Como interpretar este indicador?
  • Qual a importância do P/VPA?

Boa leitura!

múltiplo p/vpa

P/VPA: O que é e como calcular

O P/VPA é um importante indicador dentro da análise fundamentalista de investimentos e, no começo do século passado, era um indicador bastante utilizado pelos value investors. O economista inglês, Benjamin Graham, foi um dos que mais fizeram propaganda desse indicador.

Dessa forma, a fórmula do cálculo do P/VPA é bastante simples.

p/vpa

Equação 1: Preço sobre o valor patrimonial por ação (P/VPA).

O P/VPA nada mais é do que uma comparação entre uma medida contábil, o valor patrimonial da ação, e o preço de mercado da ação que é obtido pela interação das forças de oferta e demanda. Sendo assim, o valor patrimonial da ação de uma empresa é calculado ao dividir o Patrimônio Líquido (capital próprio) pela quantidade de ações disponíveis no mercado.

Como interpretar este indicador?

Diante disso, a lógica é que uma empresa valha mais do que seu valor patrimonial. Dessa forma, quando uma empresa estiver sendo negociada próximo ou abaixo de seu valor patrimonial, ou seja, um P/VPA próximo ou abaixo de 1, talvez seja uma boa oportunidade de investimento.

Nesse sentido, vamos pegar como exemplo as ações do Banco do Brasil. Historicamente, as ações do banco vêm sendo negociada próximo de seu valor patrimonial, como pode ser observado na imagem abaixo retirada do TC Matrix.

Gráfico 1: P/VPA do Banco do Brasil (TC Matrix).

Diante disso, o Banco do Brasil tem como acionista majoritário, o governo brasileiro, por intermédio do Ministério da Economia. Dessa forma,  existe riscos relacionados ao seu controlador, que podem adotar políticas que ocasionem efeitos adversos sobre a instituição. Esse risco pode ser um dos motivos para as ações do Banco do Brasil, historicamente, estarem sendo negociadas próximas do seu valor patrimonial.

Qual a importância do P/VPA?

Você já deve ter ouvido alguém falar “um P/VPA alto indica uma empresa cara” ou “um P/VPA baixo indica uma empresa barata”. Bom, é importante saber que indicadores apenas indicam e não necessariamente mostram a inteira realidade de uma companhia, ou seja, é preciso considerar o cenário em que a mesma está vivendo.

Geralmente as ações que possuem um P/VPA muito alto ou muito baixo, têm um motivo para isso. À vista disso, é sempre importante comparar companhias do mesmo setor e olhar o histórico do P/PVA.

Além de ser um filtro para encontrar empresas que estejam baratas no mercado, esse indicador também é importante porque fornece para o investidor uma resposta atual em relação ao momento da empresa e uma medida relativamente estável e intuitiva de valor.

TC School no YouTube

Assista a seguir, aula especial do TC Start sobre “Valuation por Fluxo de Caixa Descontado“, com os professores Arlindo Souza e André Musso:

Viu como estudar e conhecer mais sobre análise fundamentalista pode ser esclarecedor e vantajoso para os seus investimentos?

O canal no Youtube do TC School tem conteúdo para você aprender, de forma fácil e rápido, tudo o que você precisa saber antes de começar a investir.

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok! Segue a gente lá!

Referências Bibliográficas

ASSAF NETO, Alexandre. Mercado Financeiro. 14ª ed. São Paulo: Atlas, 2018.

Eliseu Batista
Eliseu Batista
Estagiário na área de M&A
Membro do Projeto Quantum e Graduando em Economia pela UFPB.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub