15 pontos (e mais um pouco) criticáveis sobre o relatório da Empiricus da ação TRAD3 - TC

TC School / Análise fundamentalista

15 pontos (e mais um pouco) criticáveis sobre o relatório da Empiricus da ação TRAD3

28/10/2021 às 19:03

Felipe Pontes

Antes de iniciar este texto, preciso deixar muito claro o meu potencial conflito de interesse. Eu sou professor, porém também sou sócio do TC.

Como muita gente me pediu para escrever sobre potenciais falhas e falácias no relatório em que a Empiricus recomendou venda descoberta (short-selling) do TC (TRAD3) com potencial de desvalorização de mais de 50%, resolvi escrever, mas deixando este conflito de interesse muito claro.

É importante destacar que a própria Empiricus tem conflito de interesse e deveriam ter destacado isso no relatório, na minha humilde opinião, e com o devido respeito que os analistas merecem. Não acho que esta tenha sido uma boa prática de análise de investimentos e recomendação.

De forma alguma acho que eles não deveriam ter feito o relatório, por causa do conflito. Pelo contrário. Eles precisam fazer mesmo, pelo dever que têm com seus clientes, mas o mesmo dever exige destacar o eventual conflito.

Ainda, gostaria de parabenizar a Empiricus pela coragem. Acho que o último ponto do check-list para sabermos que temos um mercado desenvolvido, é quando “ticarmos” que as casas de análise não têm mais receio de fazer recomendações de venda.

Por outro lado, acredito que a própria “indústria” de casas de análise precisa amadurecer. Digo isso com pesar, após ler um relatório de análise, produzido por analistas certificados e experientes, mas que parece ter sido escrito com a força do fígado.

Porém vamos chegar lá. Acredito nisso.

Agradeço também aos analistas que citaram meu nome duas vezes no relatório, tecendo alguns elogios. Mas vamos deixar de conversa e começar a discussão de ideias, enfatizando sempre que, de fato, não há nada pessoal e não haverá qualquer argumento “ad hominem”.

São só negócios. O negócio dos analistas é vender pesquisa/análise financeira e o meu é educar para que as pessoas consigam tomar as suas próprias decisões de investimento. A verdadeira independência está na independência intelectual, para que as pessoas possam tomar suas próprias decisões de investimentos.

Faça o download e confira os meus comentários clicando abaixo:

Felipe Pontes

Diretor Educacional do TradersClub

Diretor Educacional do TC.
Doutor em Contabilidade com foco em informações contábeis para o mercado de capitais pelo Programa UnB/UFPB/UFRN. Professor de Contabilidade e Valuation. Gestor de Clube de Investimento. Autor no blog Contabilidade MQ.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub