Average Directional Index (ADX) na Análise Técnica - TC

TC School / Análise Técnica

Average Directional Index (ADX) na Análise Técnica

23/06/2021 às 12:19

TC School

Há algumas semanas tivemos um texto por aqui abordando o Índice de Força Relativa (IFR) criado pelo J. Welles Wilder. Hoje iremos falar sobre mais outro indicador criado por esse engenheiro que ficou conhecido pelos seus trabalhos na análise técnica, o Average Directional Index (ADX).

Neste texto iremos abordar o indicador para você aprender de forma simples e descomplicada como utilizar a Análise Técnica para obter maior rentabilidade nos seus investimentos. Elencamos o artigo nos seguintes tópicos:

  • Average Directional Index (ADX)
  • Como identificar sinais de compra e venda

Boa leitura!

Average Directional Index

Average Directional Index (ADX)

Em sua tradução literal, fica conhecido em português como Índice Direcional Médio, sendo um indicador utilizado para medir a força das tendências. Mas como poderemos implementar suas funções no nosso sistema de trades?

Antes de abordar essa questão, precisamos entender como se dá o funcionamento de outros indicadores que são essenciais em sua leitura. São eles: Índice Direcional Positivo (+DI) e o Índice Direcional Negativo (-DI).

Intuitivamente, conseguimos distinguir um do outro, o primeiro indicando uma tendência de alta e, o segundo, indicando uma tendência de baixa. Quando plotamos juntos, conseguimos visualizar qual força está dominando o mercado em certo período. Caso vejamos o +DI superior ao -DI, estamos com um viés altista. Vale o contrário, quando o -DI sobrepõe o +DI temos, nesse momento, uma tendência baixista e, quando eles se encontram, chamamos esse momento de reversão da tendência.

Entendido essa parte, conseguimos plotar os 3 indicadores juntos (+DI, -DI e ADX) onde, em algumas plataformas, encontrarão o nome de DMI, e ele fica dessa forma:

Fonte: TradingView

Como podemos ver acima, existem níveis nos indicadores, podendo oscilar entre 0 e 100. Com isso, utilizaremos o ADX para sua única função, categorizando seus níveis de força da seguinte forma:

  • ADX abaixo de 25 e/ou abaixo das linhas +DI e –DI: Tendência fraca
  • ADX a partir de 25: Tendência se fortalecendo
  •  ADX acima de 40: Tendência forte

Como identificar sinais de compra e venda

Além desses números, conseguimos identificar sua força de acordo com o que visualizamos. Mas Lucas, como assim? Simples, caso o ADX esteja ascendente, estará indicando que a tendência está ficando forte, o contrário também vale, se enxergar o ADX descendente, indica que a tendência está perdendo força.

Existem diversas formas de utilizá-lo para identificar sinais de compra e venda, mas nesse texto iremos abordar apenas uma:

  • Compramos quando o +DI ­cruza de baixo para cima o -DI com ADX > 25; e
  • Recuos numa tendência de alta dentro desse parâmetro.

Vejamos:

Fonte: TradingView

Vendemos quando o -DI cruza de cima para baixo o +DI com ADX > 25 e;

Recuos numa tendência de baixa dentro desse parâmetro.

Vejamos:

Fonte: TradingView

Espero que, com essa nova ferramenta em seu arsenal, você consiga atingir novos patamares em suas operações, buscando sempre a melhor relação risco x retorno nos seus investimentos.

Confira mais conteúdo sobre Análise Técnica no blog do TC School:

José Lucas de Assis
José Lucas de Assis
Estagiário de Análise Técnica do TC
Graduando em Ciências Econômicas pela UFPB

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub