TC School / Análise Técnica

Introdução à Análise Técnica

17/05/2021 às 15:00

TC School

Desde a antiguidade, com a expansão das atividades comerciais, surgiu a necessidade da marcação regular dos preços, com o objetivo de determinar o sentimento do mercado.

Com o acompanhamento periódico e metódico dos preços das commodities, podiam identificar as principais carências e demandas, bem como regiões detentoras de maior oferta e, consequentemente, melhores preços, mapeando o spread (diferença entre a melhor oferta de compra e a melhor oferta de venda) e a sazonalidade. Mas afinal, o que é a análise técnica?

Neste texto elencaremos conceitos básicos sobre a análise técnica (ou análise gráfica) aplicada ao mercado financeiro. Você irá encontrar:

  • O que é Análise Técnica
  • Movimentos randômicos
  • Preço e volume

Boa leitura!

O que é a Análise Técnica?

A essência da análise técnica é o estudo do mercado baseado nas leis de oferta e procura. Atualmente, com a tecnologia, cálculos matemáticos e estatísticos, além das plataformas, a maneira de se estudar mercado se torna mais didática e dinâmica, apesar de que seus conceitos sejam milenares.

Há muito ceticismo, além de um tom pejorativo sobre a análise técnica, se ela realmente funciona. Muitos atribuem os bons resultados à sorte, por não ser uma ciência exata, cujos conceitos podem ser comprovados de forma lógica e objetiva.

Contudo, podemos afirmar que o mercado é irracional, sendo isso o reflexo do comportamento impulsivo e emocional de seus participantes.

Por isso, o objetivo desse tipo de análise é compreender como os preços se movimentam e com qual intensidade tais movimentos acontecem. Dessa forma, conseguimos identificar qual força está atuando com mais ênfase no mercado, se são os compradores ou vendedores.

Movimentos randômicos

Se a flutuação dos preços deriva dos desequilíbrios entre a oferta e demanda, entendemos que os movimentos não são randômicos ou aleatórios, tendo causa e origem bem definidas. Nosso objetivo como traders é captar o melhor momento ou quando esses desequilíbrios se acentuam para tirarmos proveito da força de dado movimento.

Quando falamos de demanda e oferta, falamos de regiões no gráfico em que há maior concentração de compradores ou vendedores, sendo chamadas de suporte e resistência, respectivamente. Iremos abordar sobre esse assunto nos próximos artigos.

Ambos os conceitos são marcações psicológicas do mercado, “pegadas” que nós, compradores e vendedores, deixamos nos gráficos. Afinal, com tantas evidências deixadas pelos investidores no gráfico, por que não fazer o uso dessas regiões para identificar pontos de inflexão de mercado?

  • Retomada de um movimento;
  • Esgotamento de um movimento;
  • Início de um novo ciclo.

Preço e volume

Quando analisamos e estudamos um conjunto de sinais ou um movimento, queremos identificar as distorções e desequilíbrios entre oferta e demanda existentes.

Nesse sentido, a análise técnica pode ser nossa parceira, ajudando a identificar desequilíbrios no mercado. Não são as notícias de jornal, balanços ou qualquer outro evento externo que fazem os preços oscilarem. Por trás do preço de tela existem humanos gananciosos, sonhos e receios, isso que traz volatilidade ao mercado.

As expectativas das pessoas é que geram o aumento da demanda ou oferta. Dessa forma, o desequilíbrio das forças, predominando uma em detrimento da outra, faz com que os preços caminhem em uma direção. Se o mercado fosse eficiente e racional, ajustando-se a esses eventos, o mercado seria flat o tempo todo, sem oportunidades em momentos de excitação ou pânico.

Levando em consideração os conceitos mostrados até aqui, a análise técnica foca essencialmente naquilo que está acontecendo agora com os preços, e não onde eles deveriam estar de acordo com os modelos matemáticos.

Importante lembrar: O mercado não é lógico, aproveite as assimetrias!

José Lucas de Assis
José Lucas de Assis
Estagiário de Análise Técnica do TC
Graduando em Ciências Econômicas pela UFPB

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub