Nesse texto você aprenderá como funcionam as correlações entre ativos e como utiliza-lá em suas análises. Para um melhor entendimento, falarei sobre os tipos de correlação:
- Negativa
- Nula
- Positiva
Boa leitura!
Leia mais sobre análise técnica:
Correlação
Antes de tudo, a correlação é um indicador estatística que mede a relação entre duas variáveis. Ela varia entre 1 e -1, e pode ser:
- Perfeitamente positiva (1)
- Nula (0)
- Perfeitamente negativa (-1)
A correlação negativa no mercado ocorre quando dois ativos se movimentam em direções opostas. Por exemplo, empresas aéreas que têm como um dos seus maiores custos o petróleo. Dessa forma, quando o petróleo sobe seu custo também sobe e suas margens diminuem. Assim, sua cotação tende a cair.
Importante compreender que existem vários outros fatores que influenciam no preço da ação, mas o fato de saber que existe relação pode ajudar a antecipar alguns movimentos.

Fonte: Tradingview
Por outro lado, temos a correlação positiva, em que os ativos se movem na mesma direção. Podemos observá-la entre o petróleo e as produtoras dele. Nesse sentido, observe que na imagem abaixo, quanto maior a cotação do preço do petróleo em laranja, maior a cotação da Petrobrás.

Fonte: Tradingview
Por fim, a correlação nula ocorre quando os ativos não apresentam nenhum tipo de correlação estatística. Ou seja, andam independentemente em relação a outra variável. Para ilustrar, podemos pensar na venda máscaras de palhaço e no crescimento do PIB, provavelmente eles não terão nenhuma ligação. Dessa forma, tem correlação nula.

Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia