TC School / Análise Técnica

O que é Day Trade, como funciona, vantagens, riscos e mitos

17/11/2020 às 5:00

TC School TC School

Neste texto, você confere uma das formas de operar no mercado de ações, que é por meio do day trade. O texto está estruturado da seguinte forma:

  • Day trade: o que é?
  • Como funciona?
  • As principais vantagens do day trade
  • Os principais riscos envolvidos nas operações de day trade
  • Conclusão

Boa leitura!

Day trade: o que é?

Day trade é uma estratégia bem peculiar no mercado financeiro. Nesse sentido, ela se caracteriza por operações iniciadas e concluídas no mesmo dia. No entanto, apesar de ser uma possibilidade interessante para os investidores, ela é extremamente arriscada, podendo levar o investidor a ter grandes prejuízos. A principal ferramenta que torna o day trade tão arriscado e rentável é a alavancagem. É importante destacar  que nesta modalidade, o investidor pode utilizar pequenas quantias em dinheiro como margem operacional e negociar até 1000 vezes aquele valor. Esse tipo de processo é bastante famoso entre os operadores de derivativos, como as opções e no mercado futuro.

Como funciona?

Diante disso, o day trade vem se tornando uma das principais formas de entrada dos investidores no mercado financeiro. Isso ocorre pelo fato da maioria dos investidores serem iludidos pelos ganhos rápidos e diários vendidos por outros traders que se propõem a ensinar suas estratégias. Sendo assim, vamos entender de forma simplória como este tipo de operação funciona, já que existem inúmeras estratégias.

O day trade é a compra de ativos, como ações por exemplo, quando estão na baixa e a venda ocorre quando estão na alta ou vice-versa. As principais estratégias para este estilo operacional são a análise técnica, análise de fluxo de ordens (tape reading) e análise de notícias de mercado. Além disso, as estratégias baseadas em estatísticas de mercado automatizadas, que utilizam robôs de investimento ou não, têm se popularizado bastante.

No mercado financeiro, mais especialmente nas operações de day trade, estar certo não necessariamente faz você ganhar dinheiro. Mesmo estando certo sobre a direção do mercado, o operador pode ser obrigado a fechar a operação devido a volatilidade do preço do ativo negociado, que pode levá-lo a ter perdas que o obriguem a zerar sua posição.

As principais vantagens do day trade

O day trade tem sido alvo de várias críticas dentro do mercado financeiro, pois muitos alegam que este tipo de estratégia de investimento é extremamente arriscada e difícil de ser executada de forma rentável pelos investidores. No entanto, muitos continuam fazendo por alguns motivos listados abaixo.

Liberdade

Este tipo de operação geralmente só necessita de acesso à internet e um aparelho que possibilite que o operador tenha acesso ao mercado. Sendo assim, a operação pode ser realizada em praticamente qualquer lugar do mundo.

Rentabilidade

As operações de day trade podem multiplicar seu dinheiro investido em questão de segundos, sendo extremamente rentáveis e arriscadas. Entretanto, da mesma forma que se pode ganhar, também existe a possibilidade da perda.

Simplicidade

Aparentemente a operação é extremamente simples de ser feita. Você “só” precisa comprar o que acha que vai subir e vender o que acha que vai cair. Acredite, é simples, mas está longe de ser fácil.

Baixa necessidade de capital

Hoje em dia você pode receber para ser trader. Várias corretoras de forex oferecem contas com 100 dólares para que você comece a operar. Tudo que você ganha acima disso, teoricamente, é seu. Entretanto, sempre desconfie de almoços grátis, afinal,  no free lunch. No Brasil, ainda não temos esta prática, mas várias corretoras exigem margens muito baixas para operar, além da possibilidade de corretagem grátis.

Os principais riscos envolvidos nas operações de day trade

Acredito que os riscos tenham sido razoavelmente expostos em meio a este texto. O risco é inato ao mercado financeiro e anda de mãos dadas com as operações de day trade. Sendo assim,  o principal risco deste tipo de operação é a possibilidade de perda de todo o dinheiro investido em um espaço tempo relativamente curto.

Além disso, também há o risco da compra de cursos de pessoas que não vivem deste tipo de operação, mas sim de vender seus cursos, por parte dos investidores que estão buscando mais conhecimento sobre esta modalidade de investimento. Acarretando, dessa forma, na perda do dinheiro empregado no curso e, consequentemente, nas operações realizadas no mercado.

Por fim, também é necessário levar em consideração todo o tempo empregado em aprender a operar day trade que poderia ser investido em aprender a avaliar empresas e a fazer outros tipos de operação menos arriscadas, entre outras habilidades que são rentáveis e menos arrojadas. Isso não é de fato um risco, mas é um ônus razoável. Ou seja, você precisa avaliar o custo de oportunidade.

Conclusão

Caso você ache que eu sou um estraga prazer e estou te impedindo de comprar sua Ferrari ano que vem, gostaria de trazer dois pontos:

  • Não existe nenhum day trader na Forbes
  • Além disso, certa vez perguntaram a Warren Buffet por que as pessoas simplesmente não replicavam o que ele fazia e ele respondeu: “Porque ninguém quer ficar rico devagar”.

Se, após isto, você ainda vai continuar nesta jornada de herói, saiba que temos uma grande quantidade de materiais gratuitos falando sobre day trade e outros aspectos que são essenciais para qualquer operador de mercado, como gerenciamento de risco, robô trade, análise técnica entre outros.

Natanael Liberalino
Natanael Liberalino
Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub