Neste texto, vamos falar um pouco sobre o funcionamento da linha lado a lado na análise técnica. Para um melhor entendimento, dividimos o texto nos seguintes tópicos:
- Linha branca lado a lado de alta
- Linha branca lado a lado de baixa
- Dica para melhorar suas análises
Boa leitura!
Antes de tudo, as linhas brancas lado a lado, são padrões de continuação de tendência, que te darão noção por meio do padrão de candles quando o mercado demonstra força em determinado movimento.
Linhas Brancas Lado a Lado de Alta (Bullish Side-By-Side White Lines)
Da mesma forma que muitos outros padrões de candle, esse também possui sua análise para um viés de baixa e de alta. Assim, no caso da linha branca lado a lado de alta, existem três candles positivos. Nesse sentido, o segundo candle estabelece um GAP de alta em relação ao primeiro. Dessa forma, quando surgem durante um movimento de alta, reforçam a tendência de continuação desse movimento. Assim, o surgimento de dois candles de alta semelhantes logo após um gap de alta, indica que os vendedores tentaram reverter o movimento (comprando), mas não obtiveram sucesso frente a força vendedora.
Vamos a um Exemplo prático com o Banco Bradesco (BBDC4)

Fonte: Tradingview
A partir da análise da figura acima, podemos verificar que o mercado vinha em uma alta suave e começou a lateralizar por meio de uma flamula. A partir daí, houve um momento mais direcional, que efetuou o rompimento e posteriormente deixou uma linha branca lado a lado de alta. Nesse caso, o mercado se mostrava em tendência clara, como não havia muita volatilidade, poderia ser utilizado um stop mais longo. Dessa forma, a entrada poderia ser feita na abertura do GAP ou no segundo candle após ele, que confirmou o padrão.
Linhas Brancas Lado a Lado de Baixa (Bearish Side-By-Side White Lines)
Por outro lado, as linhas brancas lado a lado de baixa, se comportam na ponta contrária daquelas mostradas anteriormente. A linha branca lado a lado de baixa possui um candle de baixa. O segundo é um candle positivo, que estabelece um GAP em relação ao primeiro. O terceiro também é um candle de alta de características semelhantes ao segundo.
Vamos a um exemplo prático: Hypera Pharma (HYPE3)

Fonte: Tradingview
Nesse sentido, podemos verificar que o mercado vinha em uma alta suave e começou a lateralizar, novamente por meio de uma flamula. A partir daí, houve um momento mais direcional que efetuou o rompimento, e posteriormente deixou uma linha branca lado a lado de alta. Nesse caso, o mercado se mostrava em tendência clara. Como não havia muita volatilidade, poderia ser utilizado um stop mais longo. A entrada poderia ser feita na abertura do GAP, ou no segundo candle após ele, que confirmou o padrão.
Melhore suas análises!
Em resumo, como já comentado em textos anteriores, o ambiente é sempre muito relevante nas operações. Para esse padrão, ele é especialmente importante pois, muitas vezes esse comportamento pode representar uma reversão do mercado. Assim, é muito importante observar os volumes e tendência quando for executar um trade.

Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia