Neste texto você aprenderá a utilizar algumas métricas como: volume, giro financeiro e quantidade de negócios. Dessa forma, poderá aprimorar suas operações, tanto em trades mais curtos como em mais longos, utilizando as principais características de indicadores que são utilizados por grandes traders na análise técnica.
- Volume – Como analisá-lo?
- Giro Financeiro x quantidade de negócios
Boa leitura!
Leia mais sobre análise técnica:
- Teoria de Dow x teoria de Elliot
- Leis de mercado de Oliver Velez
- Como identificar os ciclos de mercado na análise técnica
Volume
O volume expressa a quantidade financeira que foi negociada em determinado período de tempo e nível de preço dos ativos, nos permitindo assim entender aquilo que apenas os movimentos do preço não expressam. Sua principal função é a de confirmar ou não se um movimento do preço é “relevante”, uma vez que o quanto mais o mercado negocia em um determinado nível de preço, mais importante ele será. Nesse sentido, um volume crescente confirma a tendência, ao passo um redução demonstra força duvidosa. Esteja um ativo rompendo uma resistência ou testando uma zona de suporte, o volume assume um papel primordial para determinar se uma entrada é válida ou não.
Podemos ver essa relação na imagem abaixo:
Vejamos como ocorre na prática observando a Eneva (ENEV3)

Fonte: Tradingview
Repare como uma nova “pernada” vem atrelada a um volume anormal nas negociações. Não necessariamente os movimentos fortes vão estar atrelados a volume, mas é natural que se espere, já que existem pessoas querendo vender e comprar o ativo. Dessa forma, observar os volumes pode ser interessante como instrumento acessório para entrar ou não em uma operação.
Giro Financeiro x Quantidade de Negócios
Por outro lado, o giro financeiro representa o nível de atividade de mercado. Ou seja, baixo volume demonstra baixa participação dos investidores e pequeno comprometimento financeiro com o movimento. Por outro lado, um aumento demonstra investidores atentos e ativos. Temos a obrigação de verificar se o giro financeiro e o número de negócios apresentam comportamentos simétricos. De nada adianta um grande volume ter sido consequência de poucos negócios ou se os negócios foram feitos em balcão, isso gera inconsistências que devemos utilizar como filtro.

Certificado de Especialista em Investimentos – CEA/ANBIMA
Estudante de Economia