Indicador MACD - Moving Average Convergence Divergence - TC

TC School / Análise Técnica

Indicador MACD – Moving Average Convergence Divergence

26/08/2021 às 20:35

TC School

No texto de hoje iremos abordar mais um indicador e, dessa vez, um que faz parte da categoria dos que são chamados de rastreadores de tendência, o indicador MACD (Moving Average Convergence Divergence).

Para facilitar sua leitura separamos o artigo nos seguintes tópicos:

  • Indicador MACD
  • Como utilizá-lo
    • A virada do indicador
    • Filtro pelo histograma
    • Divergências do indicador MACD

Boa leitura!

Indicador MACD

O indicador MACD foi criado na década de 60 por Gerald Appel, onde o objetivo de sua criação é identificar a tendência vigente do ativo e possíveis sinais de reversão. A construção desse indicador é composta por três elementos principais:

  • Linha MACD: Composta pela diferença de duas médias exponenciais, uma longa de 26 períodos e uma curta de 12 períodos.
  • Linha de Sinal: Média móvel exponencial de 9 períodos da linha MACD.

Além das informações clássicas introduzidas pelo Appel, a forma como visualizamos a diferença entre a linha de sinalização e a linha MACD por histograma foi introduzida por Thomas Aspray, no ano de 1986, da seguinte forma:

Histograma = MACD – Sinal

Com isso, conseguimos ter a ideia de que o indicador basicamente é um sistema de médias móveis, onde sinaliza a força dominante no mercado em determinado período. Conseguimos explorar dois sinais fáceis com tudo isso, um na ponta compradora e um na ponta vendedora.

Também vale dizer que, por mais que na criação do Gerald Appel os valores das médias ficaram em 26, 12 e 9, elas podem e devem ser calibradas de acordo com seu modelo operacional e tipo de operação.

Pessoas que olham para o gráfico das ações voltados mais para o longo prazo, podem estender os valores das médias, porém a melhor forma de se fazer é através de backtests, olhando as estatísticas e vendo se faz sentido ou não as eventuais mudanças.

Assim como todo indicador que faz parte da família dos rastreadores de tendência, ele também tem seu defeito.

Em momentos de mercado onde observamos uma lateralização vigente, podemos observar diversos sinais falsos, e o MACD se comporta de forma mais lenta, diferente de seus irmãos. Seu uso é mais como um apoio para localizar a tendência do que como sinal para entrar vendendo ou comprando.

Lucas, afinal, como podemos utilizá-lo em nosso sistema?

Simples, temos diversas maneiras e irei citar todas (ou quase todas) abaixo.

A virada do indicador

Essa é a forma mais simples de utilizar, onde o sinal de tendência de alta é gerado sempre que a linha MACD cruza de baixo para cima a linha de sinal, e o histograma faz o mesmo movimento, virando para cima. Já o sinal de baixa é o inverso, sempre que a linha MACD cruza de cima para baixo a linha de sinal, com o histograma fazendo o mesmo, temos uma tendência baixista se formando.

Vejamos o exemplo de virada de tendência para os dois lados na imagem a seguir de acordo com o indicador MACD:

Fonte: ProfitPro, Nelogica; Ativo: Magazine Luiza (MGLU3)

Filtro pelo Histograma do MACD

Utilizar apenas o MACD Histograma para localizar tendência de alta ou de baixa, apenas como filtro para eventuais operações junto de outros indicadores para sinalizar os pontos de entrada.

Caso o histograma esteja acima de 0, procuramos oportunidades apenas na ponta compradora, eventuais recuos são oportunidades. O contrário também vale, quando está abaixo de 0, procuramos apenas vendas.

Vejamos o exemplo a seguir na ponta vendedora:

Fonte: ProfitPro, Nelogica; Ativo: Via (VIIA3)

Divergências no indicador MACD

Essa é uma forma clássica que já vimos em diversos indicadores e certamente no indicador MACD não seria diferente. A divergência de alta acontece quando os preços fazem fundos mais baixos e o indicador fundos mais altos, já a de venda é o contrário, quando os preços fazem topos mais altos, os indicadores fazem topos mais baixos.

Vejamos um exemplo de divergência altista a seguir no gráfico de Americanas (AMER3):

Fonte: ProfitPro, Nelogica; Ativo: Americanas (AMER3)

No mais, é isso! Espero que, com essa nova ferramenta em seu arsenal, você consiga atingir novos patamares em suas operações, buscando sempre a melhor relação risco x retorno em seus investimentos.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram e no TikTok. Acompanhe!

José Lucas de Assis
José Lucas de Assis
Estagiário de Análise Técnica do TC
Graduando em Ciências Econômicas pela UFPB

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub