Nessa série de textos, falarei sobre as opções de investimentos para a sua aposentadoria. A ideia é apresentar as opções de aposentadoria, tanto pelo INSS quanto a privada, mostrando assim as diferenças entre opções PGBL e VGBL e também te ajudar a fazer os cálculos necessários. Dessa forma, vamos partir do início e abordar os seguintes temas:
- Aposentadoria – você está planejando a sua?
- Previdência Social – como funciona a aposentadoria do INSS?
- Previdência Privada – é possível montar meu próprio plano de aposentadoria?
Boa leitura!
Leia mais sobre finanças pessoais:
- Toda economia vale a pena?
- Existe um mundo além da caderneta de poupança
- Faça um bem a você no futuro, não foque apenas no presente!
Aposentadoria
A princípio, quanta gente passa anos e anos pensando na palavra aposentadoria? Parar de trabalhar e ter tempo livre para curtir a vida, novos projetos, descansar. Cada um tem seu próprio desejo para a aposentadoria. Mas o que seria essa tal aposentadoria?
Aposentadoria é quando um trabalhador se afasta de suas atividades, com remuneração, após cumprir uma série de requisitos preestabelecidos. A partir daí, entra em cena a previdência, que pode ser social ou privada.

Fonte: gratispng
Previdência Social
Antes de tudo, sistemas que hoje se assemelham ao que conhecemos como previdência tiveram início no Brasil em 1888. Na época, os beneficiados eram os setores importantes para o império, como funcionários dos correios, da imprensa nacional, das estradas de ferro, da marinha, da casa da moeda e da alfândega. A Previdência Social, como de fato conhecemos, teve início em 1923.
A Política da Previdência Social é comandada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesse contexto, todos os trabalhadores formais têm de recolher, diretamente ou por meio de seus empregadores, contribuições previdenciárias para o fundo de previdência. Por outro lado, os servidores públicos têm sistemas previdenciários próprios.
Nesse sentido, a previdência dos brasileiros é financiada por três fontes:
- Os trabalhadores (contribuição individual)
- Empregadores (contribuição patronal)
- Governo
Pelo regime praticado no país, quem está na ativa financia o benefício de quem já está aposentado.

Fonte: gratispng
Previdência Privada
Além do INSS, há também a possibilidade de o trabalhador organizar sua própria aposentadoria. É aí que entra a previdência privada. Ela é como se fosse um plano para a aposentadoria. Sendo um seguro para garantir a renda no futuro.
Dessa maneira, muita gente usa a previdência privada com forma de complementar a renda que terá direito através da previdência social. É uma boa saída e deve ser feito por todos aqueles que têm condição para tal.
Aqui, nesse modelo, não há uma contribuição fixa. É o beneficiário quem define quais regras adotará para formar sua previdência.
Qual opção escolher para a minha aposentadoria?
Falaremos mais especificamente de cada uma das possibilidades nos próximos textos. Aqui não é uma questão de saber o certo e o errado. Uma opção não precisa anular a outra. Na verdade, se puder somar é ainda melhor.

Fonte: gratispng
Por fim, os próximos textos te ajudarão a entender melhor as opções, permitindo encontrar uma forma para que possa combinar as possibilidades da melhor maneira possível.
Até lá!

Jornalista e investidor
Trabalha com educação e planejamento financeiro. Possui certificação em Gestão de Finanças Pessoais e atua no mercado financeiro brasileiro há cinco anos.