Alaska Asset Management: História e filosofia de investimentos - TC

TC School / História das assets brasileiras

Alaska Investimentos Ltda.

28/07/2021 às 11:45

TC School

Apresentamos o perfil da Alaska Asset Management, uma referência quando falamos de assets brasileiras independentes. No texto a seguir, elencamos a história da asset, gestor responsável e a filosofia de investimentos da casa.

No texto você vai encontrar:

  1. História da Alaska Asset Management
  2. Gestor responsável: Henrique Bredda
  3. CIO da Asset: Luiz Alves Paes Barros
  4. Filosofia de investimentos da casa

Boa leitura!

História da Alaska Asset

A Alaska Investimentos LTDA é uma gestora de recursos independente focada na gestão de renda variável.

A Alaska Asset foi fundada em 2015 a partir da combinação de negócios das gestoras LAPB Gestão de Recursos Financeiros (Luiz Alves Paes de Barros) e Skipper Investimentos (Angela Freitas, Henrique Bredda e Eduardo Mestieri), duas gestoras que operavam com estrutura de family offices.

A união das equipes proporcionou ganho em termos de experiência e competências multidisciplinares.

A Alaska Asset é uma partnership onde os sócios alocam recursos relevantes de seus patrimônios nos fundos geridos pela casa, garantindo o alinhamento de interesse com os clientes.

Gestor responsável

Henrique Bredda

Henrique Bredda é sócio fundador e gestor responsável pela Alaska Asset.

Formado em Engenharia Naval e Oceânica pela POLI-USP, iniciou sua carreira em 2002 e passou por instituições como Unibanco, Spinnaker Capital Group, Ashmore Brasil, FVF Participações, VentureStar Capital Management.

Além disso, Bredda foi sócio fundador da Skipper Investimentos, onde atuou como analista e gestor de renda variável de 2010 a 2013.

Luiz Alves Paes de Barros

Luiz Alves Paes de Barros é o CIO da Alaska Asset.

Formado em Economia pela FEA-USP, é um dos mais renomados investidores do mercado de renda variável brasileiro. Acumula mais de 50 anos de experiência no setor.

É membro do Conselho de Administração da Alfa Holding S.A., Consórcio Alfa de Administração S.A, Financeira Alfa S.A., Banco Alfa de Investimentos S.A. e Aliansce Sonae Shopping Centers S.A.

Luiz Alves ainda como conselheiro administrativo, acumula passagens pelas empresas Cyrela Brazil Realty S.A., Cremer S.A. e Bahema S.A. Foi também diretor da Semco Investimentos e Participações Ltda.

Filosofias de investimentos da casa

A Alaska Investimentos busca retornos consistentes no longo prazo por meio de um processo de investimento baseado em análise fundamentalista e em modelos de avaliação proprietários, além de acompanhamento constante das empresas investidas e potenciais alternativas de investimento.

Os investimentos são realizados em companhias geridas por pessoas competentes, com expressivas vantagens competitivas em setores que tenhamos conhecimento profundo.

A Alaska Asset atua principalmente na gestão de recursos através de fundos de investimentos e carteiras administradas em duas estratégias:

  1. Investimentos em empresas listadas no Brasil e possivelmente no exterior (diretamente, de acordo com o mandato e regulamento de cada fundo ou por meio de BDR’s); e
  2. Investimentos em diversas classes de ativos (Multimercado), buscando maximizar retorno respeitando limites de risco e exposição.

O processo de investimento busca colocar ações e ativos de renda fixa em bases comparáveis, e para isso calculamos as Taxas Internas de Retorno (TIRs) de cada companhia que investimos que então podem ser comparadas com os yields dos títulos de renda fixa.

Alaska Asset e a análise de ações

1. Screening das empresas listadas na bolsa

A primeira etapa de nossa análise de ações é um screening entre todas as empresas listadas na bolsa, onde avaliamos aspectos ASG – ambientais, sociais e de governança corporativa – e de liquidez, eliminando as companhias com restrições em algum desses temas.

2. TIR Requerida

As empresas que passam no primeiro filtro são submetidas a uma segunda análise, responsável por definir a Taxa Interna de Retorno Requerida (TIR Requerida) para cada uma delas.

Para tal, atribuímos notas 0 (vetado), 1, 2 ou 3 para uma série de fatores, objetivos ou subjetivos, e chegamos a uma nota para cada empresa.

Quanto maior a nota, menor o prêmio que exigimos para a companhia, e, portanto, menor a Taxa Requerida de Retorno.

Utilizamos como base para a TIR Requerida um título público pré-fixado de vencimento de médio prazo (5 anos), sobre o qual somamos o prêmio calculado anteriormente.

3. Modelos financeiros

Elaboramos modelos financeiros para as companhias aprovadas, com premissas próprias da equipe de análise da Alaska Asset.

A modelagem tem como objetivo principal o cálculo da geração de caixa de cada companhia, que utilizamos para o cálculo da TIR Implícita pelo modelo.

4. Melhor relação de risco retorno

O portfólio do fundo será composto por companhias que apresentarem a melhor relação de risco retorno, que será medida através do prêmio obtido ao subtrairmos a TIR Requerida da TIR Implícita de cada companhia.

Para mais informações acesse as cartas semestrais no site www.alaska-asset.com.br/cartas/.

TC School – a sua escola como investidor

O TC School quer democratizar a comunicação e torná-la acessível para todos investidores brasileiros. Queremos tornar o investimento em ações algo simples e fácil.

Compartilhar o conhecimento é mais importante do que possuí-lo, e blog do TC School é, antes de mais nada, um canal para evoluir e agregar conhecimento para todos os níveis de investidores, do iniciante ao avançado.

Não deixe de conferir o canal do TC no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub