Encore Asset Management - TC

TC School / História das assets brasileiras

Encore Asset Management

14/09/2021 às 21:54

TC School

A Encore Asset Management é uma gestora de recursos financeiros independente. A asset é uma gestora que investe em processos. No texto a seguir, elencamos a história da asset, falamos sobre o gestor responsável, a equipe e a filosofia de investimentos da casa.

No texto você vai encontrar:

  • História da Encore Asset
  • Gestor responsável: João Luiz Braga
  • Filosofia de investimentos da casa

Boa leitura!

A Encore Asset Management

A Encore Asset Management é a gestora de João Luiz Braga e uma equipe “gente boa” e com sólidos conhecimentos no mercado de ações para fazer análises aprofundadas e total participação nos processos de tomada de decisão.

João Luiz Braga é sócio e analista de investimentos na Encore. O gestor montou equipe com analistas especialistas, generalistas e analistas quant. Desta forma, no time de front da Encore Asset Management são mais de 10 profissionais.

O grande desafio da Encore Asset, conforme a 1.ª carta manifesto da Encore, será crescer e se diferenciar com foco nos vieses, processos e quant (big data). O que significa “Encore”? Em um show, Encore significa também o bis, a melhor parte do show – para a equipe da Encore Asset, o ato final de profissionais que acreditam no business.

O gestor João Luiz Braga

João Luiz Braga nasceu em Goiânia, mas mudou-se para São Paulo em 1998 para estudar Engenharia na Poli, na Universidade de São Paulo. Após a graduação, começou a estagiar como analista de investimentos em renda fixa na GP.

Em meados dos anos 2000, João Luiz Braga inicia MBA em Finanças no Insper, e é convidado por Luis Stuhlberger (Verde Asset) a trabalhar com Bolsa na Hedging Griffo (vendida para o Credit Suisse).

Na Hedging Griffo trabalhou por 10 anos como analista de ações de diversos setores – bancos, consumo, varejo, saúde, saneamento, tecnologia e Small Caps, bem como gestor de portfólio de fundos Long Only e Long Biased. No período, para complementar o currículo, João Luiz Braga obteve a certificação CFA.

Em 2015, João Luiz Braga entra na XP Investimentos para trabalhar ao lado do gestor de fundos Marcos Peixoto, sócio diretor da XP Inc. Como o próprio Braga já disse, “A XP é um supermercado de produtos financeiros”, sendo papel do gestor assumir a gestão do dinheiro de terceiros e obter um retorno desejável.

Finalmente em 2020 João Luiz Braga funda a Encore Asset Management, a sua própria gestora.

A equipe atual é composta pelos profissionais: Adelia Souza, Francisco Muniz, João Lorenzi, Luís E. Bomentre, Alexandre Bagnoli, Guilherme Silva, Lucas Aragão, Felipe Monjardim, Igor Mota, José E. Sebastião, Lucas Liberman, Filipe Vaz, Jéssica Bessa, Leonardo Costa e Victória Novelli.

Estratégias e métodos da Encore Asset

Para João Luiz Braga, “você não pode ser aquele purista e dizer que nunca vai comprar uma estatal, ou mesmo o ‘cachorro louco’, que gira sem parar.” O atual gestor da Encore Asset assume uma filosofia de investimento em gestão de ativos.

O método consiste em olhar todas as ações promissoras, ou seja, ativos que podem subir no longo prazo. Sem preconceito – pode ser estatal, commodity ou grandes companhias, como as Lojas Renner. “A gente gosta quando o valor está muito diferente do preço, ou seja, um valor assimétrico.” Além disso, são “decisões colegiadas” e muita “gestão de riscos“.

O gestor não adota um target price, como o sell side. O que faz é estudar e observar quando o valor percebido está maior do que o preço atual. E faz a seguinte pergunta: “o que faria o mercado concordar comigo?” Ou seja, é valor contra preço somado ao trigger – fatos importantes que podem destravar valor e impactar o negócio. E lembra que “é normal acontecer imperfeições na opinião do mercado.”

Deste modo, é preciso fazer uma avaliação completa do ativo. Quando você quer investir em uma empresa, a primeira coisa é fazer a análise setorial. Ao estudar uma companhia, você não fala com a empresa, fala com os stakeholders e concorrentes.

Estratégias em ações

A asset busca investir em empresas que sejam capazes de compor retornos de forma consistente no longo prazo. A equipe realiza os processos e análise quantitativa com foco questionador.

Dentre a filosofia de investimentos da casa está o viés de ver o máximo possível para ter edge e visão fora do consenso. Para tal, a Encore Asset conta com

  • Time diverso

Indivíduos com backgrounds pessoais e profissionais distintos enriquecem o processo de debate

  • Gestão sem preconceito

A casa não rotula ativos. Empresas que estavam performando mal podem ser bons investimentos. Também estratégia de empresas com triggers claros com um valor maior do que o mercado.

  • Análise especialista

Time robusto de analistas especialistas para acompanhar poucas empresas detalhadamente. Análise bottom-up, focada na idiossincrasia das empresas

  • Foco no longo prazo

Empresas excepcionais tem opcionalidades que são difíceis de precificar no curto prazo, mas tendem a surpreender o consenso no longo prazo.

TC School – a sua escola como investidor

O TC School quer democratizar a comunicação e torná-la acessível para todos investidores brasileiros. Queremos tornar o investimento em ações algo simples e fácil.

Compartilhar o conhecimento é mais importante do que possuí-lo, e blog do TC School é, antes de mais nada, um canal para evoluir e agregar conhecimento para todos os níveis de investidores, do iniciante ao avançado.

Não deixe de conferir o canal do TC no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram, e no TikTok. Acompanhe!

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub