Forpus Capital - TC

TC School / História das assets brasileiras

Forpus Capital

31/08/2021 às 16:14

TC School

A Forpus Capital é uma gestora de recursos financeiros independente com foco no mercado de ações e previdência. No texto a seguir, elencamos a história da asset, gestor responsável e a filosofia de investimentos da casa.

No texto você vai encontrar:

  1. História da Forpus Capital
  2. Gestor responsável: Francisco Giffoni Meirelles de Andrade
  3. Filosofia de investimentos da casa

Boa leitura!

História da Forpus Capital

A história da asset começa com a junção dos trabalhos desenvolvidos pelos gestores Luiz Nunes e Francisco Andrade.

Para entender a parceria é necessário entender a trajetória de cada um.

De 2008 a 2009 Luiz Nunes foi gestor de patrimônio da Claritas Investimentos. Naquele momento, a estratégia da casa consistia em alocar até 20% em fundos de terceiros. Ao pesquisar sobre fundos, teve contato com a equipe da Nest Investimentos, cujo fundador foi Francisco Andrade, em 2005.

Entre 2007 e 2013, Francisco Andrade geriu o fundo Nest Ações FIA. No período, o fundo obteve uma rentabilidade de 307,79% contra o acumulado IBovespa de -10,60%.

Observando o bom trabalho da asset, Luiz Nunes aproximou-se do time de Francisco Andrade. Por volta de 2013, Luiz saiu da Claritas e Andrade saiu da Nest. Em conversa, decidiram fundar a Forpus Capital, que também contou com a participação de Michel Shirozono, que já atuava na equipe de Andrade desde 2005.

Finalmente em março de 2015 nasce a Forpus Capital. Desde então o time aumentou e ainda conta com os analistas sócios Rafael Cintra e Francisco Aguiar, além do Guilherme Assis, responsável pelas operações.

Gestor responsável

Francisco Giffoni Meirelles de Andrade – Fundador e gestor

Formado em Administração de Empresas pela FGV em dezembro de 1993, trabalhou em instituições como Banco Garantia, Itaú e Banco Cidade. Foi sócio fundador da Nest Investimentos em 2005 e gestor do Nest Ações FIA de 2007 a 2013.

Michel Shirozono – Co-Fundador e Portfolio Manager

Formado em Estatística pela UNICAMP em julho de 2006, trabalhou em instituições como Banco Itaú e Banco Real. Foi trader da Nest Investimentos de 2007 a 2013 e no Banco Fator Administração de Recursos no ano de 2014.

Luiz Alberto Nunes Junior –Co-Fundador e CEO

Formado em Administração de Empresas pela FGV em julho de 2003, trabalhou em instituições como Banco Citibank, Banco Safra e RB Capital. Foi diretor da Claritas Wealth Management e Head de Wealth Management do Banco Modal.

Estilo de gestão

A Forpus Capital, diferentemente do modelo mais usual na gestão de recursos no país, o padrão bottom up, assume um estilo de gestão top down. Isso porque a gestora acredita ser mais importante no início da análise de um ativo avaliar o cenário político macroeconômico.

Comitê macro

Inicialmente a análise passa pelo comitê de macro, em seguida passam a analisar quais os setores que vão se beneficiar e quais irão sofrer. A partir daí, os analistas entram em ação com uma seleção de 6 a 7 empresas em cada um dos 4, 5 setores analisados previamente.

Rankings

É neste momento que a equipe elenca as melhores empresas em rankings para montar a carteira da gestora, sempre setorial. Para exemplificar, se um dos setores escolhidos for commodities, a gestora faz uma carteira com as melhores empresas do setor. Tudo isso acreditando em vetores de força do cenário macroeconômico.

Riscos

Com esta estratégia, a gestora busca capturar a tese macro e evitar os riscos de “single name”. Ou seja, a saída de um CEO, risco de M&A, acidentes temporais, etc. 

Dessa forma, a filosofia de investimento consiste em obter retornos superiores ao benchmark ao longo do tempo, concentrando suas operações em ativos de alta liquidez.

Sistema de gestão

O sistema de gestão da Forpus Capital consiste em 130 x 30. A gestora vende 30% da carteira e alavanca esses 30%. 

Dessa forma, ficam comprados 130% e vendidos em 30%. Com essa exposição líquida de 100% (130% – 30%), entretanto é uma exposição bruta de 160% (130% + 30%). Ou seja, a alavancagem 1.6.

Para manter de maneira saudável essa alavancagem, mantém uma proteção com aproximadamente 1% em prêmios de opções fora do dinheiro de algo que vai ameaçar a carteira.

Seguindo as estratégias acima, o atual acumulado do fundo Forpus Ações FIC FIA de 10/03/2015 até os dias atuais é de cerca de 466% contra um acumulado do Ibovespa de 105%.

TC School – a sua escola como investidor

O TC School quer democratizar a comunicação e torná-la acessível para todos investidores brasileiros. Queremos tornar o investimento em ações algo simples e fácil.

Compartilhar o conhecimento é mais importante do que possuí-lo, e blog do TC School é, antes de mais nada, um canal para evoluir e agregar conhecimento para todos os níveis de investidores, do iniciante ao avançado.

Não deixe de conferir o canal do TC no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Acompanhe!

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub