Contabilidade Gerencial x Societária: Entendendo as principais diferenças - TC

TC School / Contabilidade financeira

Contabilidade Gerencial x Societária: Entendendo as principais diferenças

09/09/2021 às 11:20

TC School

Neste texto trataremos sobre a diferença entre a contabilidade gerencial e societária, duas ramificações que existem na contabilidade na qual cada uma tem seu foco e possíveis usuários. O conteúdo está dividido nos seguintes tópicos para facilitar o entendimento do leitor.

  • Conceitos: Contabilidade gerencial e societária
  • Diferenças entre Contabilidade gerencial e societária
  • Qual importância dessa informação para o investidor.

Boa leitura!

Contabilidade gerencial e societária

Antes de definir essas duas ramificações da contabilidade, devemos lembrar que a contabilidade é uma ciência que vai estudar, analisar e registrar os diversos fenômenos que vão afetar o patrimônio de uma entidade. Assim, devemos lembrar que suas outras ramificações serão derivadas desse conceito inicial.

Neste sentido, abordaremos o conceito da contabilidade societária. Ela é focada na divulgação de informações sobre a situação econômica e financeira de uma empresa. No caso do Brasil, quando uma empresa divulga sua informações societárias, a mesma deve seguir as normas do CPC que são correlatas às normas do IFRS.

Na estrutura conceitual do CPC é afirmado que o objetivo do relatório financeiro é reportar informações úteis para os investidores, credores, entre outros possíveis usuários.

Depois de entender o conceito da contabilidade societária, passamos agora para contabilidade gerencial. Essa abordagem, como o próprio nome já fala, é utilizada pela gestão. Sendo assim, nesse formato, os relatórios elaborados têm por função fornecer uma informação mais detalhada para a gestão.

Portanto, nesse caso é possível elaborar ajustes para que a informação contábil consiga dar mais algum detalhe para a gestão, para fins de exemplo, alguns possíveis ajustes que podem ocorrer são:

  • Excluir operações em que o lucro ainda não foi realizado, mas pela norma contábil é obrigado a ser registrado,
  • Efeito de partes relacionadas;
  • Informações que estejam alinhadas com as métricas de desempenho da companhia.

Diferenças entre Contabilidade gerencial e societária

Depois de entender os conceitos, abordaremos agora as principais diferenças que existem entre essas duas ramificações – a contabilidade gerencial e societária.

 Contabilidade GerencialContabilidade Societária
UsuáriosInternosExternos e Internos
Objetivos dos relatóriosPlanejamento, orçamento, controle e avaliação de métricas de desempenho.Análise da situação econômico e financeira da entidade.
RestriçõesInformação mais flexívelInformação em linha com a norma contábil
AnáliseMais analítica, uma vez que as informações são gerenciais e abertura pode ser feita dependendo da necessidade da gestão.Menos analítica, uma vez que é baseado na norma contábil.
Frequência de relatóriosDe acordo com a necessidade da gestãoTrimestral se for uma empresa listada em Bolsa.
Base de mensuraçãoPode ter mais de uma baseMoeda corrente, uma vez que é obrigado pela norma contábil.

 

Qual impacto dessa informação para o investidor

Com base nessa informação o investidor poderá compreender melhor o que a gestão entende por ser uma informação da contabilidade gerencial e assim analisar os motivos da não divulgação de algumas informações.

Destacamos que este texto vem para complementar a sequência de textos sobre contabilidade disponíveis no TC School. Confira o material e fique por dentro dos principais conceitos e normas que regem a contabilidade e como ela pode ser aplicada ao mercado financeiro.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram,YouTube e no TikTok. Acompanhe!

Ígor Leite
Ígor Leite
Contador e Mestre em Ciências Contábeis pelo PPGCC/UFPB
Contribui com textos educativos para o TC School

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub