Necessidade de Aporte Financeiro: conhecendo esse indicador - TC

TC School / Contabilidade financeira

Necessidade de Aporte Financeiro: conhecendo esse indicador

31/08/2021 às 21:28

TC School

Neste texto, trataremos sobre o indicador de Necessidade de Aporte Financeiro (NAF), apresentando seu conceito, como se calcula e suas aplicações. Para melhor apresentar o material, o dividimos nos seguintes tópicos:

  • Conceito de Necessidade de Aporte Financeiro
  • Cálculo do indicador
  • Aplicações
  • Importância para o investidor

Boa leitura!

Conceito de Necessidade de Aporte Financeiro

A Necessidade de Aporte Financeiro é um indicador que vai combinar o crescimento da empresa com suas políticas financeiras, sendo assim, quando tratarmos sobre a NAF, devemos entender como um indicador dinâmico, uma vez que as políticas financeiras não são estáticas e podem sofrer mudanças devido a fatores internos ou externos.

Assim, a NAF deve ser entendida como um valor que a companhia irá captar para atingir suas políticas financeiras, logo, quanto maior a política de crescimento, maior poderá ser o aporte financeiro necessário para que esse crescimento seja alcançado.

Logo, podemos considerar a existência de três cenários para a Necessidade de Aporte Financeiro – NAF e o crescimento de uma empresa. Eles são apresentados na figura abaixo.

Fonte: Adaptado de ROSS (2015)

Conforme acima, o primeiro cenário apresentado é aquele em que o aumento de ativos é igual a projeção de acréscimo de reserva de lucro, portanto a Necessidade de Aporte Financeiro – NAF, nesse caso, é igual a zero.

O segundo caso é quando o aumento necessário de ativos é maior que a projeção de acréscimo de reserva de lucro, sendo assim, a companhia não irá suprir seu crescimento apenas com seu capital próprio, devendo realizar um aporte financeiro (NAF>0).

Já o terceiro cenário consiste quando a projeção de acréscimo de reserva de lucro é maior que a necessidade de ativos e do patrimônio líquido. Nesse caso a companhia estaria com uma sobra, representado pela NAF < 0.

Necessidade de Aporte Financeiro

Cálculo e aplicações

Depois de entender o conceito da Necessidade de Aporte Financeiro – NAF, apresentamos a fórmula para calcular esse indicador (ROSS,2015).

Na qual:

ΔVendas é a variação projetada das vendas, no sentido que se as projeções das vendas para o t+1 é de 1.000 e em t foi de 750 a variação será de 250.

Os passivos espontâneos são passivos que devem sofrer variações para cima ou para baixa na medida que as vendas cresçam ou caiam. Exemplos para esses passivos são os fornecedores, impostos a pagar, e salários.

ML é a Margem Líquida da companhia e d é a taxa de distribuição de dividendos da companhia.

Assim, para fins de exemplo, utilizaremos uma empresa fictícia com os seguintes dados.

Nesse exemplo em questão a empresa possui uma Necessidade de Aporte Financeiro de R$ 7.125,00. Nesse sentido, o investidor em posse dessa informação deve comparar a NAF que a companhia possui com as políticas financeiras dela, para identificar qual seria o cenário que ela está passando.

Importância para o investidor

Este texto vem para apresentar mais um indicador que o investidor poderá utilizar para realizar suas análises, uma das formas seria comparar possíveis cenários que a companhia tem com a Necessidade de Aporte Financeiro – NAF que ela possui, tentando assim identificar qual cenário a empresa está passando e analisar se ela consegue ou não realizar essa NAF e quanto isso iria impactar a estrutura de capital da companhia.

Baixe nosso app grátis! No TC você acompanha as principais notícias e cotações do mercado em tempo real, além de ter acesso a canais exclusivos para interagir com os melhores profissionais.

Estude e conheça! Aprenda com quem realmente entende de investimentos. Tire dúvidas, troque ideias, experiências e construa uma grande rede de networking com investidores de todo Brasil.

A gente também está no Instagram e no TikTok. Acompanhe!

Referências

ROSS, Stephen A. et al. Administração financeira. AMGH Editora, 2015.

Ígor Leite
Ígor Leite
Contador e Mestre em Ciências Contábeis pelo PPGCC/UFPB
Contribui com textos educativos para o TC School

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub