Em alguns dos textos anteriores, sobre as demonstrações contábeis, eu me referi às notas explicativas que são parte integrante de um conjunto completo de demonstrações contábeis.
Neste texto vocês entenderão o que são essas notas explicativas e que tipo de informações nós podemos tirar delas.
O QUE SÃO AS NOTAS EXPLICATIVAS
As notas explicativas são um complemento aos números que foram reportados nas demonstrações financeiras e nos dão detalhes acerca das principais práticas contábeis adotadas pela empresa com relação aos investimentos, imobilizado, impairment, empréstimos e financiamentos, instrumentos financeiros, composição do caixa e equivalentes de caixa, contas a receber, dentre diversas outras informações quantitativas e qualitativas.
Todavia, muitas vezes as empresas apenas copiam os pronunciamentos contábeis e os replicam nas notas explicativas, fazendo com que as notas sejam explicativas apenas no nome.
O problema relacionado à falta de explicação e tamanho das notas explicativas (que eram cópias dos pronunciamentos contábeis) foi tão grande que o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) precisou emitir uma orientação, em 2014, para que as empresas pudessem se nortear com relação à elaboração das notas.
Dessa forma, vocês não devem entender que empresas que publicam notas explicativas muito longas estão divulgando muitas informações úteis para a sua tomada de decisão como investidor. É possível até que as notas explicativas sejam usadas para tirar a atenção do que realmente é importante. Pense nisso ao lê-las!
EXEMPLOS:
GRENDENE – CAIXA E EQUIVALENTES E APLICAÇÕES FINANCEIRAS
Quem acompanha o setor de calçados deve conhecer a Grendene e, conhecendo a Grendene, deve saber que a empresa tem um volume muito alto de caixa e equivalentes de caixa e aplicações financeiras que não podem ser distribuídos como dividendos, por questões relacionadas a subsídios recebidos pela empresa (redução de tributos).
Nas notas explicativas podemos buscar mais informações sobre a conta “caixa e equivalentes”.
Logo no início das notas explicativas encontramos a Nota 4, sobre “Políticas Contábeis”, e nela podemos ver o que a Grendene define, com base nas normas contábeis vigentes, o que é caixa e equivalentes:
Caixa e equivalentes incluem os numerários em espécie, depósitos bancários sem a incidência de juros e aplicações financeiras de liquidez imediata, com possibilidade de resgaste de três meses ou menos, a contar da data de aquisição, e com risco insignificante de mudança de valor.
Em seguida, na Nota 6, sobre “Aplicações Financeiras”, podemos ver onde a Grendene faz as suas aplicações financeiras:
Com base na análise dessa nota explicativa, podemos entender o porquê de o resultado da empresa ter caído tanto: a maior parte das aplicações está atrelada ao CDI, que tem caído muito de alguns anos para cá.
BR MALLS – POPRIEDADES PARA INVESTIMENTO
A BR Malls apresenta os seus investimentos (propriedades para investimento – PPI) em shoppings centers com avaliação a valor justo e não a custo histórico. Como comentado no texto sobre a demonstração dos fluxos de caixa, empresas que administram shoppings podem escolher entre as duas formas de avaliação. Escolhendo valor justo ou custo histórico, é preciso ter notas explicativas que deem detalhes sobre a avaliação dos empreendimentos, principalmente.
As notas explicativas da BR Malls contêm 4 (quatro) páginas sobre as PPIs da empresa, organizadas em seções sobre “política contábil” e “estimativa e julgamento contábil crítico”.
Na seção de política contábil, explicam-se os conceitos contábeis relacionados ao assunto e qual é o efeito no resultado da empresa, quando da venda e valorização dos ativos. Na seção de estimativa e julgamento contábil, explica-se que a avaliação do valor justo das PPIs é feita com base em modelos e análises internas e que a avaliação é feita semestralmente.
Na seção de estimativas e julgamento contábil crítico você pode encontrar ainda as premissas que a empresa utilizou na avaliação do valor justo. Essas informações poderão te ajudar na análise da empresa, de modo a verificar se a gestão está fazendo sua avaliação de forma muito conservadora, ou muito otimista. Todavia, apesar de apresentar muito texto e números, não há muita explicação sobre as premissas adotadas.