Indo direto ao assunto, a resposta é não!
O valor registrado na contabilidade dificilmente refletirá o valor “justo” dos ativos e dos passivos, porque a contabilidade é limitada pelos princípios e normas, que são usados para padronizar a informação e proteger os usuários da informação contábil.
Uma dessas limitações é o uso do custo histórico, principalmente em países como o Brasil, que têm um nível relativamente alto de inflação.
O custo histórico é importante, porque ele aumenta a confiabilidade do número reportado, por ser observável e verificável. Se uma empresa compra um terreno, eu tenho como ver a documentação que me informará qual foi o custo de fato daquele terreno.
Todavia, a objetividade e verificabilidade acaba nos tirando um pouco da relevância da informação, visto que muitos ativos não são reavaliados após o seu reconhecimento inicial.
Sendo assim, com base no uso do custo histórico (e outros princípios contábeis geralmente aceitos) e do efeito inflacionário, não podemos dizer que o valor contábil de uma empresa é o valor justo dela.
Mas, a partir dos números contábeis, podemos fazer alguns ajustes e estimativas para chegar a uma aproximação do valor justo.
A esse processo se dá o nome técnico de valuation.
O modelo mais usado de valuation é o fluxo de caixa descontado que parte do princípio de que o valor de uma empresa que está em continuidade nas suas operações é dado pelo valor presente dos benefícios (fluxos de caixa) que os investidores estimam receber por causa do investimento na empresa.
Em linhas gerais, é preciso fazer a projeção dos fluxos de caixa para vários anos e descontar a valor presente usando uma taxa de desconto que é chamada de custo do capital.
Após esse processo de desconto, efetuam-se alguns ajustes finais nas contas patrimoniais para, enfim, chegar ao valor da empresa.
Esse processo será detalhado na grade de textos sobre valuation.
Leia também:
- Ações em tesouraria: entenda a recompra de ações
- Lucratividade x Rentabilidade: o que são e o que diferencia esses dois tributos
Para potencializar seus rendimentos acesse também nosso APP:
- APP para investimento no Play Store Android;
- APP para investimento na Apple Store;