SOPR: como prever mínimas e máximas no preço do Bitcoin? - TC

TC School / Criptomoedas

SOPR: indicador de fundos e topos do Bitcoin

09/03/2021 às 10:16

TC School

No texto a seguir, escrito originalmente por Renato Shirakashi, discutimos o SOPR, um indicador que utiliza os saldos gastos (spent output) para prever mínimas e máximas no preço do Bitcoin no mercado de criptomoedas.

  • O SOPR – Spent Output Profit Ratio
  • SOPR > 1
  • Preço BTC vs SOPR
  • Bull market
  • Bear market

Boa leitura!

SOPR – Spent Output Profit Ratio

Como prever mínimas e máximas no preço do Bitcoin

Por Renato Shirakashi

Uma das melhores coisas sobre o Bitcoin é como os dados estão disponíveis para análise. O blockchain em si pode fornecer muitas informações sobre o fluxo de dinheiro e, a partir delas, podemos inferir muito sobre o sentimento e o comportamento das pessoas.

Nesta análise, a partir de dados do blockchain, dois importantes pontos de inflexão psicológicos que mudam significativamente a oferta do bitcoin serão descritos através da introdução de um novo indicador que sinaliza justamente quando essas grandes mudanças de oferta ocorrem.

Apresentamos o SOPR – Spent Output Profit Ratio, ou Proporção de Lucro nos Saldos Gastos.

O SOPR é um indicador muito simples. É calculado a partir dos saldos gastos (spent outputs) de uma transação do Bitcoin. É o valor realizado dos bitcoins (USD) dividido pelo valor dos bitcoins na criação (USD). Ou simplesmente: Preço vendido / Preço pago.

SOPR > 1

Quando SOPR > 1, significa que os proprietários dos saldos gastos de uma determinada transação estão lucrando no momento em que é realizada a transação; caso contrário, eles estão tendo prejuízo.

Traçando o SOPR Spent Output Profit Ratio de todos as transações da rede combinadas, agregadas pelo dia em que os saldos foram gastos (usando dados do blockchain), o gráfico pode ser produzido:

Preço BTC (azul) vs SOPR (amarelo)

Fonte: Renato Shirakashi

Existem várias observações interessantes que podem ser feitas no gráfico acima.

Em primeiro lugar, o SOPR parece oscilar em torno do número 1. Em segundo lugar, durante um mercado altista, os valores de SOPR abaixo de 1 são rejeitados, enquanto durante um mercado baixista, os valores de SOPR acima de 1 são rejeitados.

Portanto, o oscilador SOPR pode servir como um marcador confiável para identificar topos e fundos locais. Este recurso é destacado no gráfico abaixo:

Preço BTC (azul) vs SOPR (amarelo)

Fonte: Renato Shirakashi

Ignorando as áreas em vermelho, nas quais o SOPR é instável (no início de um mercado baixista), parece funcionar perfeitamente! Mas por quê?

As pessoas, em geral, ficam muito mais confortáveis vendendo quando têm lucro (você pode ler mais sobre o tema no trabalho de Daniel Kahneman – Prêmio Nobel de Economia em 2002).

Bull market

Em um mercado em alta, quando o SOPR cai abaixo de 1, as pessoas estariam vendendo com prejuízo e, portanto, relutam em fazê-lo. Isso reduz a oferta significativamente, o que, por sua vez, pressiona o preço do Bitcoin para cima.

Exemplo de mercado altista | Fonte: Renato Shirakashi

Bear market

Em um mercado baixista, todos estão vendendo ou esperando pelo ponto de equilíbrio para vender. Quando o SOPR é próximo ou maior que 1, as pessoas começam a vender ainda mais, à medida que atingem o ponto de equilíbrio. Com uma oferta maior, o preço despenca.

Exemplo de mercado baixista | Fonte: Renato Shirakashi

Exemplo de mercado baixista

Devido à natureza das métricas subjacentes nas quais o SOPR se baseia, seria justo especular que o SOPR está influenciando as mudanças de preço. Isso pode ser de considerável significância, uma vez que a maioria dos indicadores atuais são indicadores defasados.

Os próximos passos serão explorar ainda mais o SOPR usando diferentes prazos para o saldo gasto, bem como valores transacionados.

Pontos interessantes para observar:

  1. O SOPR sugere, na data da escrita deste artigo (abril de 2019) que um mercado altista está prestes a começar.
  2. O SOPR também sugere que a capitulação em 2018 foi tecnicamente falando, bastante desagradável; e sim, houve dor, mesmo quando comparado a 2015.

TC Hub Cripto

Descubra como aproveitar as oportunidades exponenciais e potencializar ainda mais seus investimentos com o TC Hub Cripto, o novo lançamento do TC! Teste 7 dias grátis com 50% de desconto.

Texto original escrito por Renato Shirakashi (@renato_shira) | Tradução para o português por Paulo Boghosian.

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub