Neste texto, vamos falar sobre a criptomoeda mais conhecida, o bitcoin. Para um melhor entendimento desta criptomoeda, o texto está estruturado da seguinte forma:
- O que é bitcoin?
- Vantagens frente às moedas fiduciárias
- Vale a pena comprar bitcoin hoje?
- Quais os principais fundamentos?
- Afinal, vale ou não vale a pena investir?
Boa leitura!
O que é o bitcoin?
O bitcoin é uma moeda digital, descentralizada e independente do atual sistema financeiro. Pense no bitcoin como uma moeda de troca, a qual pode ser usada como meio de pagamento e também reserva de valor. O bitcoin foi a primeira criptomoeda do mercado e funciona a partir do blockchain, uma rede computacional descentralizada e segura.
Mercado Bitcoin
Vantagens frente às moedas fiduciárias
O bitcoin por ser uma moeda descentralizada, não depende dos bancos centrais para a sua circulação e sustentação. Com isso, consegue apresentar características superiores frente às moedas tradicionais, como:
- Ser deflacionário por definição. Ou seja, existe uma oferta máxima de bitcoin a serem minerados, não podendo existir mais oferta a partir desse ponto;
- Ser descentralizado e não depender de instituições financeiras;
- Não sofrer interferência de políticas monetárias por parte dos bancos centrais;
- Não está sujeito a interferências do governo
Vale a pena investir em bitcoin hoje?
Após a recente alta do bitcoin, muitos investidores têm se perguntado se vale ou não vale a pena investir neste ativo. Uma coisa importante é nunca tomar decisões de investimento com base na variação de preços, principalmente no curto prazo. É interessante sempre tomar sua decisão de investimento com base em fundamentos.
Sendo assim, com base em fundamentos, é possível sim comprar bitcoin para compor uma carteira de investimentos. Porém, acredito que seja um ativo ainda muito arriscado, necessitando um maior gerenciamento de risco ao adicioná-lo na carteira.
Quais os principais fundamentos?
É interessante pensar no investimento em bitcoin como um investimento em reserva de valor. Este não é um ativo que vai te gerar caixa e distribuir dividendos, mas pode ter uma grande apreciação com o aumento da demanda no longo prazo. Os principais pilares que sustentam os fundamentos do bitcoin são:
- Descorrelação com os demais ativos
- Ativo deflacionário por definição
- Ativo descentralizado e independente do sistema financeiro
Afinal, vale ou não vale a pena o investimento?
Isto é uma resposta que só você pode dizer. O bitcoin pode sim fazer parte de uma carteira de investimentos, mas sempre gerenciando o tamanho da posição pelo risco que você aceita correr. Caso você tenha interesse em comprar bitcoin, dado os fundamentos apresentados, é aconselhável que você comece com uma posição pequena e vá aumentando ao par que se sentir mais confortável.
Além disso, esta criptomoeda é um ativo extremamente volátil, tome cuidado com isso e nunca faça movimentos bruscos. Se quiser comprar este ativo, é interessante que você compre um pouco todos os meses, assim não corre o risco de ter uma grande variação negativa após investir e não ter a possibilidade de comprar mais barato para abaixar seu preço médio.

Investidor em renda variável e analista de conteúdo do TC School
Criador do canal “André Musso” no Youtube. Graduando em Contador Global pela Fucape.