TC School / Criptomoedas

O que é Bitcoin? Vale a pena investir?

19/11/2020 às 5:00

TC School TC School

Neste texto, vamos falar sobre a criptomoeda mais conhecida, o bitcoin. Para um melhor entendimento desta criptomoeda, o texto está estruturado da seguinte forma:

  • O que é bitcoin?
  • Vantagens frente às moedas fiduciárias
  • Vale a pena comprar bitcoin hoje?
  • Quais os principais fundamentos?
  • Afinal, vale ou não vale a pena investir?

Boa leitura!

bitcoin

O que é o bitcoin?

O bitcoin é uma moeda digital, descentralizada e independente do atual sistema financeiro. Pense no bitcoin como uma moeda de troca, a qual pode ser usada como meio de pagamento e também reserva de valor. O bitcoin foi a primeira criptomoeda do mercado e funciona a partir do blockchain, uma rede computacional descentralizada e segura.

Mercado Bitcoin

Vantagens frente às moedas fiduciárias

O bitcoin por ser uma moeda descentralizada, não depende dos bancos centrais para a sua circulação e sustentação. Com isso, consegue apresentar características superiores frente às moedas tradicionais, como:

  • Ser deflacionário por definição. Ou seja, existe uma oferta máxima de bitcoin a serem minerados, não podendo existir mais oferta a partir desse ponto;
  • Ser descentralizado e não depender de instituições financeiras;
  • Não sofrer interferência de políticas monetárias por parte dos bancos centrais;
  • Não está sujeito a interferências do governo

Vale a pena investir em bitcoin hoje?

Após a recente alta do bitcoin, muitos investidores têm se perguntado se vale ou não vale a pena investir neste ativo. Uma coisa importante é nunca tomar decisões de investimento com base na variação de preços, principalmente no curto prazo. É interessante sempre tomar sua decisão de investimento com base em fundamentos.

Sendo assim, com base em fundamentos, é possível sim comprar bitcoin para compor uma carteira de investimentos. Porém, acredito que seja um ativo ainda muito arriscado, necessitando um maior gerenciamento de risco ao adicioná-lo na carteira.

Quais os principais fundamentos? 

É interessante pensar no investimento em bitcoin como um investimento em reserva de valor. Este não é um ativo que vai te gerar caixa e distribuir dividendos, mas pode ter uma grande apreciação com o aumento da demanda no longo prazo. Os principais pilares que sustentam os fundamentos do bitcoin são:

  • Descorrelação com os demais ativos
  • Ativo deflacionário por definição
  • Ativo descentralizado e independente do sistema financeiro

Afinal, vale ou não vale a pena o investimento?

Isto é uma resposta que só você pode dizer. O bitcoin pode sim fazer parte de uma carteira de investimentos, mas sempre gerenciando o tamanho da posição pelo risco que você aceita correr. Caso você tenha interesse em comprar bitcoin, dado os fundamentos apresentados, é aconselhável que você comece com uma posição pequena e vá aumentando ao par que se sentir mais confortável.

Além disso, esta criptomoeda é um ativo extremamente volátil, tome cuidado com isso e nunca faça movimentos bruscos. Se quiser comprar este ativo, é interessante que você compre um pouco todos os meses, assim não corre o risco de ter uma grande variação negativa após investir e não ter a possibilidade de comprar mais barato para abaixar seu preço médio.

André Musso
André Musso
Investidor em renda variável e analista de conteúdo do TC School
Criador do canal “André Musso” no Youtube. Graduando em Contador Global pela Fucape.

TC School

TC School

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub