TC School / Curso Primeiros Passos

9 – Entenda os primeiros passos para investir na prática

11/02/2020 às 12:57

Felipe Pontes Felipe Pontes

Neste vídeo você aprenderá a dar o ponta pé inicial como investidor!

Primeiramente, aprenda o que é uma corretora, o que levar em consideração antes de investir em fundos de investimentos, o que é o perfil de risco do investidor, quais são os tipos de fundos de investimentos, o que é “long & short” e muito mais.

Henrique Bredda, gestor do Alaska investimentos, explica que para iniciar o investimento em fundos a primeira coisa necessária é abrir conta em uma corretora, um processo que hoje é bem rápido e pode ser feito inteiramente pelo celular. 

Na prática, as corretoras distribuem os produtos que são feitos, geridos ou administrados por terceiros. Depois de identificar seu perfil de investimento, a corretora vai te oferecer produtos. No entanto, lembramos que você sempre deve pesquisar e ir atrás de informações sobre o mercado financeiro, que estão cada vez mais disseminadas, e não apenas aceitar todas as recomendações do corretor.

A sugestão é entrar nos sites das gestoras que estão oferecendo fundos via corretora e ler carta de gestão, o regulamento do fundo e entrar em contato em caso de dúvidas. Além disso, também é necessário que você olhe as taxas dos fundos. Normalmente existem as taxas de administração (costuma variar entre 1 e 2%)  e a taxa de performance (costuma variar entre 10 e 20%). Outro ponto importante: prazos de resgate, ou seja, o tempo que vai demorar para você conseguir retirar seu dinheiro.   

Tente começar da forma mais conservador possível, mesmo que seja em um produto arrojado. Isso é importante pois pode acontecer de você mudar sua visão sobre o risco que está disposto a tomar depois que começa a operar.

Que tipos de fundos existem?

  • Existem três tipos básicos de fundos:
  • Renda fixa- operam títulos do governos e títulos privados
  • Multimercados- praticamente se expõem a qualquer tipo de ativo
  • Ações- operam apenas ações

Terminologias de fundos de ações:

  • Long- comprado na ação
  • Short- vendido na ação

Toda semana lançaremos um vídeo
novo e gratuito! Cadastre-se
e fique sempre bem informado:

Felipe Pontes

Felipe Pontes

Diretor Educacional do TradersClub

Doutor em Contabilidade com foco em informações contábeis para o mercado de capitais pelo Programa UnB/UFPB/UFRN.
Professor de Contabilidade e Valuation.
Gestor de Clube de Investimento.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub