Hoje em dia é muito fácil receber a toda hora propostas de investimentos com promessas de retornos fáceis e sem risco.
Neste vídeo você aprenderá como identificar investimentos ruins e até mesmo fraudulentos, de modo a evitar que as suas economias sejam completamente perdidas.
Felipe Pontes explica que, dentre as diversas alternativas de investimento do mercado, tem aquelas que são boas, as que são ruins e as que podem ser consideradas fraudulentas.
A primeira coisa a se atentar, não só nos investimentos mas em todas as situações da vida é: não existe dinheiro fácil. Se está fácil você provavelmente está fazendo algo errado. Nos investimentos, é preciso estudar e se dedicar para tomar as melhores decisões. Claro, que ninguém precisa ficar o dia inteiro focado nisso, mas é preciso entender pelo menos o básico para operar, de forma que essa atividade não atrapalhe as outras atividades da sua vida, como o trabalho.
O investimento ruim é, na verdade, aquele que não é adequado ao seu perfil de investidor. Não é por acaso que as corretoras pedem o preenchimento do questionário de risco. Os conservadores,por exemplo, devem alocar apenas uma pequena parte do capital em ações.
Um outro ponto que pode fazer com que o investimento seja ruim é quando você faz aplicações em um fundo de investimento que cobra uma taxa muito alta e esse fundo acaba não entregando retorno suficiente para compensar a taxa que você está pagando de administração.
Os fundos de renda fixa, por exemplo, não devem cobrar taxas muito altas, afinal, esse produto não tem muito risco e é preciso apenas acompanhar o CDI. No entanto, os bancos constantemente oferecem fundos de renda fixa com taxas altas, ou seja, seu rendimento pode acabar sendo menor que o CDI. Você vai pagar para perder dinheiro para o fundo. É preciso tomar muito cuidado!
Existem também os “investimentos” fraudulentos, por exemplo as pirâmides financeiras. Confira alguns indícios de que a oferta de investimento que você está recebendo não é um investimento é uma fraude:
- Promessa de rentabilidade- não é possível prometer resultados, tudo é uma expectativa, inclusive na renda fixa.
- Não falar de risco- todo investimento vem com risco.
- Falta de certificação/autorização- só instituições autorizadas podem gerenciar ou emitir alguns títulos e só pessoas com certificações específicas registradas na CVM podem fazer a gestão dos recursos de alguém. É possível consultar o registro de alguém na CVM.
- Erro de português- uma técnica comportamental que as pessoas por trás das pirâmides estão usando para dar a ideia de que eles não são perfeitos.