TC School / Curso Primeiros Passos

10 – Como evitar investimentos ruins (e fraudulentos)

17/02/2020 às 15:01

Felipe Pontes Felipe Pontes

Hoje em dia é muito fácil receber a toda hora propostas de investimentos com promessas de retornos fáceis e sem risco.

Neste vídeo você aprenderá como identificar investimentos ruins e até mesmo fraudulentos, de modo a evitar que as suas economias sejam completamente perdidas.

Felipe Pontes explica que, dentre as diversas alternativas de investimento do mercado, tem aquelas que são boas, as que são ruins e as que podem ser consideradas fraudulentas.

A primeira coisa a se atentar, não só nos investimentos mas em todas as situações da vida é: não existe dinheiro fácil. Se está fácil você provavelmente está fazendo algo errado. Nos investimentos, é preciso estudar e se dedicar para tomar as melhores decisões. Claro, que ninguém precisa ficar o dia inteiro focado nisso, mas é preciso entender pelo menos o básico para operar, de forma que essa atividade não atrapalhe as outras atividades da sua vida, como o trabalho.

O investimento ruim é, na verdade, aquele que não é adequado ao seu perfil de investidor. Não é por acaso que as corretoras pedem o preenchimento do questionário de risco. Os conservadores,por exemplo, devem alocar apenas uma pequena parte do capital em ações. 

Um outro ponto que pode fazer com que o investimento seja ruim é quando você faz aplicações em um fundo de investimento que cobra uma taxa muito alta e esse fundo acaba não entregando retorno suficiente para compensar a taxa que você está pagando de administração.

Os fundos de renda fixa, por exemplo, não devem cobrar taxas muito altas, afinal, esse produto não tem muito risco e é preciso apenas acompanhar o CDI. No entanto, os bancos constantemente oferecem fundos de renda fixa com taxas altas, ou seja, seu rendimento pode acabar sendo menor que o CDI. Você vai pagar para perder dinheiro para o fundo. É preciso tomar muito cuidado!

Existem também os “investimentos” fraudulentos, por exemplo as pirâmides financeiras. Confira alguns indícios de que a oferta de investimento que você está recebendo não é um investimento é uma fraude: 

  • Promessa de rentabilidade- não é possível prometer resultados, tudo é uma expectativa, inclusive na renda fixa. 
  • Não falar de risco- todo investimento vem com risco.
  • Falta de certificação/autorização- só instituições autorizadas podem gerenciar ou emitir alguns títulos e só pessoas com certificações específicas registradas na CVM podem fazer a gestão dos recursos de alguém. É possível consultar o registro de alguém na CVM. 
  • Erro de português- uma técnica comportamental que as pessoas por trás das pirâmides estão usando para dar a ideia de que eles não são perfeitos.

Toda semana lançaremos um vídeo
novo e gratuito! Cadastre-se
e fique sempre bem informado:

Felipe Pontes

Felipe Pontes

Diretor Educacional do TradersClub

Doutor em Contabilidade com foco em informações contábeis para o mercado de capitais pelo Programa UnB/UFPB/UFRN.
Professor de Contabilidade e Valuation.
Gestor de Clube de Investimento.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub