TC School / Curso Primeiros Passos

11 – O que é risco nos investimentos?

02/03/2020 às 12:00

Felipe Pontes Felipe Pontes

Você já parou para pensar que o risco dos investimentos é um conceito muito amplo e que muitas vezes você investe em uma coisa imaginando não haver risco e, na prática… tinha?

Após este vídeo você entenderá bem a ideia do risco dos investimentos em geral!

Felipe Pontes explica que risco nos investimentos é um conceito muito amplo. Existem vários tipos de risco, por exemplo: risco de mercado (variabilidade do preço das coisas), risco cambial (variação da moeda), risco político (uma medida do governo que afeta diretamente as finanças das pessoas) e risco operacional da empresa (quando algum evento negativo impacta a empresa que você está investindo).

Um erro comum dos materiais mais básicos é dizer que a renda fixa não tem risco. Já dissemos que todos os investimentos têm riscos, mesmo que alguns tenham menos que outros. Inclusive, existem títulos do governo que têm maior volatilidade que ações da bolsa. 

O maior risco, no entanto, é investir sem saber o que está fazendo. Entender os riscos é a melhor forma de evitar o prejuízo. Uma forma de tomar menos risco é apostar na diversificação da carteira, ou seja, alocar seu patrimônio em produtos diferentes.

Toda semana lançaremos um vídeo
novo e gratuito! Cadastre-se
e fique sempre bem informado:

Felipe Pontes

Felipe Pontes

Diretor Educacional do TradersClub

Doutor em Contabilidade com foco em informações contábeis para o mercado de capitais pelo Programa UnB/UFPB/UFRN.
Professor de Contabilidade e Valuation.
Gestor de Clube de Investimento.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub