Contratos futuros de DI: entenda os conceitos básicos - TC

TC School / Derivativos

Contratos futuros de DI: entenda os conceitos básicos

19/08/2021 às 15:27

TC School

Neste texto, entenderemos melhor os derivativos cujo ativos-objeto são taxas de juros disponíveis no mercado brasileiro: os contratos futuros negociados na B3. Para isso, dividimos este texto nos seguintes tópicos:

  • O que são contratos futuros;
  • O que são contratos futuros de DI;
  • Quem são os agentes que transacionam esse ativo – compradores e vendedores;
  • Como a pessoa física pode acessar esses contratos;
  • A nomenclatura para os contratos futuros de DI.

Boa leitura!
contratos DI

O que são contratos futuros

Os contratos futuros fazem parte da categoria de derivativos, que são instrumentos financeiros cujo preço depende – ou é derivado – de um ou mais ativos. Esses ativos que influenciam o preço do derivativo são chamados de ativo-objeto, que podem ser ações, índices, taxas, etc. Os grandes grupos de derivativos existentes são: contratos futuros, termos, swaps e opções.

Os contratos futuros são contratos negociados em bolsas de futuros para comprar ou vender uma commodity (bens em estado bruto, negociados em escala mundial e com características físicas homogêneas) ou um instrumento financeiro. Quando um contrato é negociado, define-se um preço e determina-se uma data de vencimento no futuro.

Os contratos futuros são padronizados, visando facilitar as transações entre os compradores (aqueles que assumem long position, posição comprada) e os vendedores (que assumem a posição vendida, ou short position).

Ambas partes devem cumprir o que foi acordado no contrato, ou seja, o comprador tem a obrigação de comprar numa data futura pré estabelecida e o vendedor tem obrigação de vender em uma data futura pré estabelecida.

O que são contratos futuros de DI

Os contratos futuros de DI são uma negociação de compra e venda atrelada à taxa DI, que são os juros futuros. DI é uma sigla para Depósito Interbancário, isto é, uma taxa que nasce da soma dos empréstimos que os bancos fazem entre si diariamente para manter o fluxo de caixa positivo.

Essas transações são lastreadas em títulos públicos. No dia a dia, são utilizadas como hedge (proteção) para investidores que possuem contratos onerosos em taxas pré ou pós-fixadas.

Este contrato costuma ser utilizado como hedge porque reflete as condições do mercado de juros e a curva de juros da economia para os diversos prazos disponíveis.

Algumas características dos contratos futuros de DI:

  • O objeto do contrato são as taxas de juros de CDI-Cetip entre a data de negociação do contrato até a respectiva data de vencimento.
  •  A cotação é baseada na taxa média de 1 dia, expressa em um ano-base de 252 dias úteis.
  •   O vencimento desses contratos se dá no 1º dia útil de cada mês de vencimento.

O preço teórico de um contrato futuro de DI seria:

Onde PO = Preço da operação, ou o preço unitário (PU) de um contrato futuro de DI;

i = taxa de juros para o vencimento n;

n = o prazo, em dias úteis (DU), do contrato em questão.

É importante notar que, nesta operação:

  • Quanto maior for a taxa de juros, menor será o PO (comumente chamado de PU, o preço unitário). 
  • Todos os contratos têm o valor prefixado de R$ 100.000,00.
  • 1 ponto = 1 real.

Quanto aos agentes que transacionam estes derivativos, o jargão de mercado é bem específico para o comprador e para o vendedor.

O comprador de DI:

Dizemos que o comprador de DI está comprado em taxa, isto é, ele está vendido em PU. Portanto, o comprador acredita que a taxa em questão irá subir – o que, por definição aritmética, faria o PU cair.

Por essa razão, o comprador de DI recebe ajuste com a alta do DI acumulado (para aquele vencimento pré-estabelecido). No dia a dia de mercado, dizemos que o comprador de DI assumiu uma posição “tomada”.

O vendedor de DI:

O vendedor de DI é o agente que está vendido em taxa, ou seja, ele está comprado em PU.

O vendedor de DI acredita que o CDI vai cair (portanto, o PU vai subir) e recebe ajuste com a baixa do CDI acumulado para aquele dado vencimento. No dia a dia de mercado, dizemos que o vendedor de DI assumiu uma posição “dada”. 

Desse modo, o dispositivo de ajuste diário do futuro de DI faz com que o comprador ou o vendedor receba ou pague, respectivamente, os fluxos de caixa que tornam o seu resultado final a diferença entre a taxa DI acumulada e a taxa de referência da entrada no contrato.

Como a pessoa física pode acessar investimentos em DI

É possível acessar contratos futuros de DI de duas formas:

Através de fundos de investimento: existem fundos de investimento que adquirem contratos futuros de DI e seu desempenho depende da estratégia do gestor em relação à compra e à venda desses contratos.

Investindo diretamente pela sua corretora: é possível investir diretamente pela sua corretora pesquisando o ticker do contrato futuro de DI desejado. Atenção: nem toda corretora disponibiliza negociação desse investimento.

Nomenclatura dos contratos futuros de DI

Todos os contratos futuros de DI possuem um código, bem como as ações e fundos imobiliários possuem tickers. O ticker é sempre:

DI + 1 + Alguma letra de F a Z + o ano do contrato

Por exemplo: o ticker DI1F23 refere-se ao contrato futuro de DI com vencimento em janeiro de 2023, mostrando a expectativa de juros dos investidores para esse período. 

Da mesma forma, o ticker DI1Q26, assim como DI1K22 refere-se às negociações dos investidores acerca da expectativa de juros para maio de 2022.

A tabela abaixo mostra para qual mês cada letra se refere.

Assim como outros ativos de contrato futuro, o contrato futuro de DI também sofre ajuste diário.

O ajuste diário é calculado pela B3, com base no preço médio das negociações realizadas com um determinado contrato futuro no período da tarde do pregão da BM&F, a bolsa de mercadorias e futuros. Através desse mecanismo, ocorre a variação no preço do ativo que pode ser favorável ou desfavorável à posição do investidor. 

A B3 disponibiliza o preço de ajuste diário do último dia útil nesta seção do site oficial. Lá você pode observar o preço de contrato futuro de DI, cujo ticker se inicia com “DI1”.

Margem de garantia

Assim como para outros ativos que são negociados no mercado futuro, para abrir posição em contratos futuros de DI as corretoras também pedem uma margem de garantia que pode variar diariamente. Para saber qual é a margem mínima de garantia, entre em contato com a sua corretora.

Não deixe de conferir o canal do TC no YouTube. Temos bastante conteúdo para quem está iniciando como investidor!

Legal, não é? A gente também está no Instagram e no TikTok. Segue a gente lá!

economista
Lara Máximo
Planner do TC Premium
Economista pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

TC School

A sua escola como investidor.

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub