Nesse texto, falarei sobre a grega de opções Gama na análise e precificação de opções. Para um melhor entendimento, dividi o texto entre os seguintes tópicos:
- A grega de opções Gama – conceito e análise dessa variável na precificação de opções
- Como utilizar esta variável na análise de opções?
Boa leitura!
É iniciante? Indicamos que você leia antes de tudo um material bem completo que preparamos sobre opções.
Antes de continuarmos, baixe a nossa planilha para precificação de opções. Abordamos tanto o modelo Black & Scholes, quanto o modelo binomial.
A grega de opções Gama
O Gama mede taxa de variação do Delta. Ou seja, significa quanto o Delta irá oscilar para cada variação de R$ 1 no preço do ativo objeto. Também expresso em termos percentuais, a cada 1% ou 0,01 do Gama, significa que o Delta oscilará 1% a cada variação de R$1 no ativo objeto.
Nesse sentido, o Gama é o que determina quanto a opção oscilará em relação a variação do ativo objeto. Ela é maior nas opções ATM e menor em opções OTM e ITM – pois está ligado a velocidade de alteração do Delta. Logo, quanto menos o Delta variar, menor será o Gama.
Outro ponto importante em relação ao Gama, é que quanto maior a volatilidade ou a força do movimento, seja de alta ou de baixa, maior é a variação percentual do Gama, visto que com movimentos maiores, o Delta tende a movimentar-se mais percentualmente.
Exemplificando
Um exemplo desta variação mais abrupta na grega Gama está relacionada à última semana do contrato de uma opção – como não há mais Theta (variabilidade do prêmio), o valor extrínseco da opção diminui e fica mais suscetível a volatilidade do ativo objeto. Se a volatilidade aumenta, o Gama vai aumentar, pois a probabilidade do exercício também aumenta, e consequentemente o prêmio da opção também aumentará. Mas da mesma forma, se o ativo cair, a velocidade de queda do Gama, e por consequência do Delta, vai comprimir o prêmio da opção, mesmo com a volatilidade maior – pois a probabilidade de exercício, no caso de uma opção de compra, também vai diminuir. Este movimento torna-se muito mais acentuado em opções ATM, que possuem Delta próximo de 50%.
Resumindo a grega Gama
Em resumo, a grega Gama está muito mais relacionada com a velocidade de variação do Delta, que por sua vez está relacionado à variação de preços do ativo, do que com a precificação da opção propriamente dita, sendo necessário observar outras gregas em conjunto para conseguir realizar uma análise mais assertiva.
Podemos resumir a análise da grega de opção Gama da seguinte forma:
- Em opções ATM (dentro do dinheiro) o Gama é maior, visto que existe uma probabilidade de 50% de exercício (Esta probabilidade de 50% está relacionada ao Delta, como vimos acima), enquanto em opções OTM e ITM, o gama é menor
- Com a passagem do tempo, o gama pode aumentar de forma expressiva em opções ATM, enquanto reduz em opções ITM e OTM.
- O Gama deve sempre ser observado em relação ao Delta
Leia mais sobre opções e derivativos:
- Entenda o funcionamento das opções
- Precificação de opções pelo modelo Black & Scholes
- A grega delta na análise e precificação de opções
Bons investimentos!
Formado em Administração de Empresas e Analista de Finanças pela FGV-Rio. Atua como contribuidor e community manager no TradersClub.